Tempo de leitura: 2 minutos
Nomeada pela TIME s Best Inventions como uma das melhores invenções de 2018, chegam ao Brasil as novas lentes de contato ACUVUE OASYS com Transitions. Criadas pela Johnson & Johnson Vision em parceria com a Transitions Optical, após mais de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento, as lentes são as primeiras e únicas que se adaptam automaticamente a diferentes níveis de luminosidade. Elas também atuam no bloqueio de até 70% da luz visível, mais de 99% dos raios UVA e 100% dos raios UVB, garantindo a maior proteção da categoria. 
A tecnologia exclusiva é aplicada à matriz da lente e ativada pela exposição à radiação UV e luz azul. Esse processo é controlado pela temperatura corporal, o que o torna mais estável. Por essa razão, elas proporcionam conforto visual do início do dia ao anoitecer, ajudando o olho a se recuperar dos efeitos da luz até 5 segundos mais rápido. 
“A luz azul e a radiação ultravioleta (UV) têm comprimentos de ondas relativamente curtos e, por isso, transportam muita energia. Essa característica oferece riscos à saúde ocular. Além disso, a exposição a grande luminosidade provoca desconfortos, que podem exigir movimentos compensatórios, o que indica que o olho humano teve sua capacidade máxima de adaptação atingida”, explica a oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, Thais Packer. “Entre esses movimentos, podemos destacar o franzir dos olhos, fazer sombra sobre o rosto e até diminuir o brilho dos aparelhos eletrônicos”. Além de trazer conforto, as lentes também são pioneiras em filtrar a luz azul, que “assim como a radiação UV, pode causar malefícios à saúde ocular após período de grande exposição”. 
Estudos internacionais desenvolvidos pela J&J Vision Care indicam que 91% dos brasileiros dizem se sentir incomodados diariamente com mudanças de luminosidade, principalmente em ambientes externos durante o dia e à noite, ou por conta de mudança de ambiente externo para interno, direção noturna e diurna, espelhos e superfícies que refletem a luz, aparelhos eletrônicos e luzes artificiais do escritório e em casa. A pesquisa também revelou que as pessoas fazem movimentos compensatórios numa tentativa de reduzir o incômodo. 
De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aproximadamente 14 milhões de brasileiros têm a visão comprometida em função de erros refrativos. Para essas pessoas, assim como as lentes ACUVUE convencionais, Oasys com Transitions é sinônimo de praticidade e liberdade nas atividades do dia a dia. Elas oferecem maior nitidez, e campo de visão, não molham nem embaçam, são mais seguras durante a prática de esportes e podem oferecer melhor qualidade de visão do que os óculos. Aprovadas pela Anvisa em 27 de maio de 2019, a novidade já está disponível em todo o Brasil, mediante disponibilidade da ótica. Inicialmente a lentes chegam para a correção de hipermetropia e miopia. 

Fonte: Johnson & Johnson Vision

Compartilhe esse post