No Ocidente, a pedra preciosa safira tem seu significado associado à sabedoria. Foi justamente para levar sabedoria e conscientização à população sobre o uso adequado das lentes de contato (LCs) que surgiu a campanha Setembro Safira. E não é para menos. Estudos revelam que entre 80% e 90% das pessoas que utilizam LCs adotam práticas inadequadas, o que pode resultar em complicações oculares graves.
Segundo a idealizadora da ação, Claudia Del Claro – que se inspirou em iniciativas semelhantes em outros países, com o aumento expressivo de usuários nos últimos anos, principalmente por causa das vendas online, notou-se que a disseminação das informações sobre os cuidados que o uso de LCs implica não estava acompanhando esse crescimento.
“Essas práticas prejudiciais incluem o uso de lentes vencidas, exposição das lentes à água do chuveiro, piscina ou mar, uso contínuo – inclusive durante o sono, e falta de higiene adequada, muitas vezes com produtos inapropriados, como soro fisiológico ou água para a desinfecção diária. Esses comportamentos de risco podem levar a infecções corneanas e, em casos graves, a cicatrizes ou perfurações na córnea, exigindo transplante. Visto que esses maus hábitos são mutáveis e de responsabilidade do usuário, diversos estudos concordam que a disseminação de informações sobre o uso correto é questão de saúde pública”, revela a oftalmologista.
A oftalmologista Carla Vita ressalta a importância da iniciativa. “É preciso chamar a atenção da população em geral sobre o uso das lentes de contato e explicar que este é um excelente recurso óptico, porém, como tudo o que envolve a saúde, necessita de cuidados”, comenta. “É importante as pessoas entenderem que a lente de contato é segura desde que se tenha os cuidados adequados, que são totalmente acessíveis e viáveis”, complementa.
Entre os benefícios da ação, Carla comenta a “diminuição de intercorrências graves em consultório, a possibilidade de atender pacientes já cientes dos cuidados adequados e, principalmente, da necessidade de adaptação e de acompanhamento médico”. Para os pacientes, os ganhos também são evidentes. “Uma população informada dos cuidados necessários faz uso das LCs de forma muito mais saudável, se beneficiando das maravilhas do uso das lentes de contato. Liberdade visual, melhora da qualidade de vida, tudo isso sem colocar em risco a saúde ocular”, destaca.
A Setembro Safira disponibiliza um guia prático e educativo para que os pacientes possam cuidar adequadamente das lentes de contato (leia no final desta matéria). De acordo com Claudia, o principal pilar da campanha enfatiza que as lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista, destacando a importância fundamental de consultas para a indicação e supervisão do uso das lentes de contato. “Convidamos todos a apoiarem o Setembro Safira e a contribuírem para proteger a visão de nossos pacientes e da população em geral. Juntos, podemos eliminar complicações oculares evitáveis e promover o uso saudável e responsável das lentes de contato”, reforça.
A primeira edição da Setembro Safira foi realizada em 2021. De lá para cá, já é possível perceber os resultados dessa ação. “Já em 2022, ela foi o meu projeto do Curso de Lideranças do CBO. Desde então, temos observado um engajamento significativo de oftalmologistas em todo o país na conscientização sobre a importância dos cuidados com as lentes de contato. Além disso, recebemos feedbacks positivos diariamente de pacientes que relatam uma compreensão aprimorada sobre a higiene adequada e o uso responsável de lentes, resultando em maior conforto e uma melhor experiência”, comenta Claudia.
A médica ressalta ainda que foi possível notar uma redução na incidência de complicações oculares relacionadas ao uso inadequado de LCs, o que indica um impacto positivo na saúde ocular daqueles que aderiram às orientações da iniciativa. “Com absoluta certeza, a campanha Setembro Safira tem se mostrado eficaz em promover a conscientização e a educação sobre o uso correto das lentes de contato, beneficiando tanto oftalmologistas quanto pacientes”, conclui Claudia.
Os 10 mandamentos para o bom uso das LCs
- Lave bem as mãos com água e sabão e seque-as completamente antes de manusear as lentes de contato (LCs).
- Para limpar e armazenar, use somente a solução de limpeza específica para LCs (não use soro fisiológico ou água). Faça movimentos de fricção e enxágue diariamente após o uso.
- Todos os dias, após colocar as lentes nos olhos, despreze completamente a solução multiuso que ficou no estojo e limpe-o com a própria solução. Substitua o estojo a cada três meses.
- Não use as lentes após seu vencimento (respeite o prazo de validade do fabricante).
- Não durma com as lentes de contato, a menos que seja indicado pelo seu oftalmologista.
- Não molhe as lentes de contato com água de qualquer espécie.
- Use colírios lubrificantes próprios para usuários de LCs.
- As lentes de contato não substituem completamente os óculos. Alterne diariamente o seu uso com os óculos.
- Faça higiene nos cílios diariamente com xampu neutro ou produtos não oleosos próprios para o uso oftalmológico.
- As lentes de contato devem ser adaptadas e supervisionadas pelo médico oftalmologista. Em caso de desconforto, dor, olhos vermelhos ou visão embaçada, suspenda o uso e procure atendimento.