Tempo de leitura: 2 minutos

Aqui estamos, prontos para celebrar a força da resiliência e da união. Como disse Raul Seixas, Yoko Ono ou John Lennon, pouco importa a autoria, pois a mensagem é poderosa e apropriada: “Sonho que se sonha só, é somente um sonho que se sonha só… sonho que se sonha junto é realidade.”

Em cada cuidado que dedicamos a uma pessoa, na partilha de nossos artigos com colegas, no atendimento à comunidade ou na colaboração com políticas públicas, estamos fortalecendo uma rede que leva nossas mensagens e ações mais longe, tornando-as mais resistentes a degradações e mais duradouras e sustentáveis.

Viver em comunidade não é fácil, e navegar, conciliando tantos gostos e eventos, é ainda mais desafiador. Nesta edição da Universo Visual, vocês encontrarão uma rica diversidade de sabores e cores, um equilíbrio saudável que nos une como grupo. Somos diferentes, mas pertencemos juntos.

Desde a atualização teórica (na prática) até a forma como nos organizamos e utilizamos as ferramentas, passando por exemplos de vida e curiosidades que nos inspiram, nossas missões se entrelaçam para criar uma comunidade forte e vibrante.

Recentemente, retornei de um mês sabático no Japão (detalhes disponíveis no podcast da UV) e nada melhor do que vivenciar com tempo a familiaridade que temos com pessoas, hábitos, natureza, paladares e festas, mesmo com 12 horas de fuso horário e 4 alfabetos para entender. Olhando de longe, somos muito parecidos e temos as mesmas limitações e causas!

Convido todos vocês a caminharem com a seguinte frase na mente (essa de autoria comprovada): “Diversidade é convidar para a festa, inclusão é chamar para dançar!” (Vernā Myers, VP de Inclusão na Netflix).

Vamos exercer nossa individualidade, mas nunca esqueçamos que a riqueza de cada um tem muito mais valor quando beneficia a todos.

Desejo a todos uma leitura envolvente e reflexões inspiradoras. Que possamos fortalecer ainda mais os laços que nos unem como comunidade oftalmológica.

Boa leitura e ótimas reflexões!
Paulo Schor | Editor clínico

Compartilhe esse post