Tempo de leitura: 2 minutos

Entre 1 e 2% da população mundial precisa lidar com o glaucoma, é o que apontam alguns estudos. Especialistas alertam que essa doença é a principal causa de cegueira evitável no mundo, sendo assintomática nas fases iniciais. Sem diagnóstico e tratamento precoces, ela pode progredir até o surgimento dos primeiros sintomas.

Roberto Pedrosa Galvão Filho, presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, comenta que, atualmente, o grande desafio é que 90 % das pessoas que têm glaucoma não sabem da existência da doença. “Elas não procuram o oftalmologista, ou então procuram pessoas que não são médicas para trocar os óculos sem fazer um exame adequado. Com isso, perdem ou atrasam a chance do diagnóstico. E, como sabemos, a perda do campo visual no glaucoma é irreversível, sendo o diagnóstico e o tratamento precoces fundamentais”, destaca.

Para alertar a população sobre a doença surgiu a campanha Maio Verde. “No Brasil, temos o dia 26 de maio instituído oficialmente como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma. Na World Glaucoma Association (WGA), há a semana de combate ao glaucoma, que aconteceu em 2023 entre os dias 12 e 18 de março”, explica Galvão Filho. Durante todo o mês de maio, a SBG distribui material e faz campanhas educativas. “Temos também o apoio do CBO. O mês é coroado com a ação 24 Horas pelo Glaucoma, que este ano acontece no dia 20 de maio. É quando toda a área médica e a sociedade civil se unem aos oftalmologistas e especialistas em glaucoma para divulgar essa patologia tão desafiadora”, comenta o presidente da SBG.

Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO, revela que o objetivo com essa ação é levar informação de qualidade e baseada em evidências científicas para a população. “Sabemos que há muitos mitos sobre o tema. Por isso, queremos aproveitar a data para respondermos às dúvidas mais comuns que chegam aos nossos consultórios”, ressalta. A atividade ocorrerá no próximo sábado, das 9h às 17h, por meio do canal do Youtube da entidade, e contará com a participação de médicos oftalmologistas, celebridades e pacientes que convivem com a doença.

“Ainda precisamos de uma data, ou um período, para a conscientização sobre o glaucoma, mas espero que algum dia o conhecimento esteja difundido o suficiente para que não seja mais tão necessário ter um mês dedicado à doença”, conclui o presidente da SBG.

Tratamento de glaucoma no SUS

De acordo com um levantamento feito pelo CBO, que analisou informações extraídas de bases de dados oficiais e revela o impacto positivo da assistência oftalmológica no Sistema Único de Saúde (SUS), entre janeiro de 2019 e fevereiro de 2023, o atendimento oferecido pelos oftalmologistas na rede pública salvou da cegueira pelo menos 1, 3 milhão de pacientes com diagnóstico de glaucoma. Esse contingente foi beneficiado pelo acesso gratuito a tratamentos medicamentosos e cirúrgicos.

Compartilhe esse post