Tempo de leitura: < 1 minuto
Realizado entre os dias 20 e 21 de janeiro deste ano, o oftalmologista Marcony Santhiago foi aprovado no concurso de Livre-Docência da Universidade de São Paulo. 
O título de Professor Livre Docente é considerado o mais alto título acadêmico no país e é reconhecido como concurso mais difícil pela diversidade de conteúdo das provas e pré-requisitos exigidos do candidato.
O candidato, ao preencher os pré requisitos para se tornar apto, precisa ser aprovado pelo departamento em que atua (oftalmologia no caso) e depois pela congregação da Faculdade de Medicina da USP.
Após se tornar apto ao concurso, Marcony Santhiago submeteu-se a cinco provas que consistiram de avaliação prática-oral, prova teórica (com tema sorteado na hora), uma tese, prova de didática e avaliação do memorial.
Comissão julgadora foi composta:
Professor Mário Monteiro (presidente)
Professor Carlos Arieta
Professor Haroldo V. Moraes Jr.
Professor Wallace Chamon
Professor Newton Kara Jr.
 
Segundo Santhiago, este foi um dos concursos mais exaustivos de sua carreira. “Foram 5 provas em 48 horas. O sonho que parecia tão distante ao entrar nos corredores da USP há 12 anos culminou com este momento! A família e a presença em massa dos amigos, alguns que não via há mais de 10 anos, a emoção sincera e genuína dos professores…Difícil descrever”, relembra.
Aprovado com média 9.7, Santhiago sentiu-se muito emocionado ao lembrar de quantos sacrifícios foram necessários até este momento. “Que essa realização inspire a todos a continuar acreditando que podemos sonhar o que quisermos, e a partir daí, o trabalho duro e a vontade real tem, juntos, o incrível poder de transformar sonhos em realidade”, salienta.
 

Fonte:

Compartilhe esse post