Tempo de leitura: 3 minutos
O profissional recém-formado, e que pretende ter um espaço só seu, certamente tem muitas dúvidas sobre o que investir na hora de montar seu consultório de oftalmologia. Afinal, alguns equipamentos são bastante caros e, com orçamento limitado, é preciso escolher bem. Além de equipamentos, é preciso investir em insumos, mobiliário, marketing e ter um bom fluxo de caixa. O profissional oftalmologista que tem consultório próprio, para ser próspero, precisa ser um verdadeiro empreendedor, especialmente depois das conquistas e aprendizados pós-crise.
Aprenda a investir na hora de montar seu consultório em 6 passos
Listar tudo que é necessário para investir na hora de montar seu consultório é um trabalho que cabe somente a você. Afinal, haverá uma pesquisa prévia sobre público, localização, necessidades e sua forma totalmente única de atender. Mas, claro, existem dicas que valem para todos os profissionais oftalmologistas que estão nessa fase da carreira e elencamos 6 passos para você não errar logo de cara:
O que eu vou usar mais?
O primeiro passo é entender quais serão suas reais necessidades. Na residência em oftalmologia certamente você recebeu uma bela noção sobre quais são os equipamentos e recursos mais utilizados e eles estarão no topo da lista. Mas é preciso ir além. Se sua atuação até hoje foi, por exemplo, em um hospital e agora haverá uma migração para clínica médica, a complexidade muda e as demandas também. Pense nisso ao escolher no que investir na hora de montar seu consultório. Pegue papel e caneta e imagine-se no dia a dia dos atendimentos. O que será preciso?
Qual o mínimo de estrutura que eu preciso para oferecer um bom atendimento?
Não compre tudo de uma só vez
Abrir um espaço novo é empolgante, e as empresas que vendem recursos e tecnologias sabem disso. Por isso você vai se sentir motivado a ter muitos equipamentos e uma estrutura complexa logo de cara. Se você não tem dinheiro sobrando, não invista em tudo logo de uma vez. Uma empresa possui necessidades que quem está começando nem imagina! Por isso, espere para investir aos poucos e descobrindo o que realmente é importante para, daí sim, investir em mais estrutura.
Fique atento à localização do espaço
Uma sala mais básica e melhor localizada deve ser sempre uma prioridade sobre o que investir na hora de montar seu consultório. O paciente quer ter facilidade de acesso, estacionamento, ser bem atendido e ter sua demanda de saúde solucionada. Para ele, pouco importa se a sua cadeira é da marca x ou que seu refrator seja de última geração.
Não se descuide das regras sanitárias
Investir na hora de montar seu consultório também envolve muita burocracia. Uma das principais é adequação às exigências legais e sanitaristas. Atente-se ao Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e Licença de Funcionamento. Tudo isso antes de começar a atender. Além disso, crie um fluxo de trabalho que deixe espaço para fazer uma boa higienização a cada paciente e tenha em mente a contratação de funcionários aptos a fazer a higienização geral de todo o consultório pelo menos 2 vezes na semana.
Lembre-se de investir em marketing
Então você usou todo o seu dinheiro em estrutura e esqueceu do marketing? Esse é um erro bastante comum! O marketing de qualquer empresa deve estar entre as prioridades de investimento. Se você não entende nada disso, contrate uma empresa especializada para dar o auxílio. Faça, no mínimo, um anúncio no google com a localização da sua clínica e permita que seus pacientes encontrem seu serviço facilmente.
Invista em conhecimento e atualização
Profissionais com uma atuação muito individual, especialmente aqueles que possuem consultórios em cidades do interior, acabam ficando isolados do convívio diário com outros médicos da mesma área. Para não ficar desatualizado, separe recursos no seu orçamento para participar de congressos, investir em revistas como a Universo Visual e estar sempre em contato com colegas.
Dicas extras
Agora que você já sabe os 5 passos fundamentais para saber no que investir na hora de montar seu consultório. Separamos outras dicas que também podem ajudar:
  • Converse com colegas que já montaram seus espaços e entenda o que foi fundamental para eles no começo da carreira;
  • Aparelhos para exames complementares como  ecógrafo, topógrafo, paquímetro, etc. Só devem ser adquiridos se houver uma justificativa forte para o seu tipo de atuação. Caso contrário não darão retorno de investimento;
  • Pense na vida útil de um equipamento. Às vezes mais vale investir um pouco mais no início e não se preocupar tão cedo do que economizar;
  • Não esqueça de desenvolver habilidades pessoais. Um bom médico é aquele que tem um atendimento humano e acolhedor.
Esperamos que tenha gostado dessas dicas e que tenha muito sucesso no seu novo consultório.

Fonte:

Compartilhe esse post