Tempo de leitura: 3 minutos
A pesquisa Demografia Médica no Brasil 2020 apontou que, na última década, o país passou a contar com 180 mil novos médicos registrados nos conselhos regionais de medicina. Com o aumento do número de profissionais se formando em cursos de graduação, o número de vagas em Residência Médica também cresceu: 80% entre 2010 e 2019, mas a quantidade ainda é menor que o número de egressos em Medicina. Ou seja, para aqueles que querem se tornar especialistas, inclusive em oftalmologia, a concorrência é bastante acirrada e, por isso, quanto mais cedo for feita a escolha da área a seguir, melhor o acadêmico pode se preparar para os processos de seleção.
Diante das mais de 50 áreas de especialização, é normal que os estudantes fiquem indecisos sobre qual decidir. Afinal, é uma decisão que vai moldar todo o seu futuro profissional. Nesse momento, é importante levar em consideração fatores como a aptidão com determinadas disciplinas durante a faculdade, a rotina que deseja ter, as possibilidades de atuação, mercado de trabalho e pretensão salarial. 
A principal dica para aqueles que ainda não descobriram a sua vocação é a realização de estágios em diferentes áreas para que conheçam o dia a dia de cada especialidade. Agora, se você já considera continuar seus estudos em oftalmologia, a Universo Visual preparou um e-book gratuito para responder às suas principais dúvidas sobre a área e a residência.
Residência Médica em oftalmologia
A oftalmologia é a 9ª especialidade com mais médicos no país, concentrando 3,6% dos profissionais, e é a 11ª residência mais concorrida. E quanto mais renome tiver a instituição de RM, maior a relação candidato/vaga.
Essa é uma residência de acesso direto (sem pré-requisitos) e dura 3 anos. Ao longo desse período, o médico terá contato com as diferentes formas de atuação dentro da especialidade: atendimento ambulatorial, emergencial, cirurgias de refração, catarata, glaucoma, entre outras. Muitas instituições também oferecem oportunidades de intercâmbio, o que pode tornar a formação ainda mais rica.
Passados os 3 anos de residência, grande parte dos oftalmologistas recém formados passa a atuar em clínicas já estabelecidas, mas ainda há a possibilidade de abrir um negócio próprio, trabalhar em hospitais da rede pública ou privada, ou até mesmo buscar outras caminhos, como o empreendedorismo e a inovação na oftalmologia. São diversas oportunidades, mas que talvez ainda não estejam claras para o acadêmico de medicina ainda na graduação.
As principais dúvidas antes de escolher a oftalmologia
A fim de preparar um material que pudesse ajudar àqueles que têm interesse na especialização em oftalmologia a tomarem a melhor decisão, perguntamos a duas graduandas de medicina que fazem parte do time de colaboradores da Universo Visual quais as suas principais dúvidas sobre o tema. São nove tópicos que podem ser agrupadas em três grupos:
Atuação e mercado de trabalho
Abordamos temas como a rotina do médico oftalmologista, os principais caminhos a seguir na carreira e como a área é afetada pela tendência de verticalização na medicina. As informações servem para que o acadêmico verifique se a realidade da profissão está alinhada às suas expectativas.
Residência em oftalmologia
São dicas e informações para se destacar não só na disputa pela vaga de residência, mas também durante a própria residência, a fim de garantir as melhores oportunidades para o seu futuro profissional.
Empreendedorismo e inovação
Muitos residentes de medicina, incluindo os de oftalmologia, não seguem carreira. É uma parte dos alunos que enxerga na tecnologia o futuro da área da saúde e prefere empreender, realizando pesquisas, desenvolvendo softwares de inteligência artificial e outros aparatos que auxiliem no diagnóstico e tratamento de doenças. Infelizmente, esse é um tópico pouco abordado durante a graduação, desestimulando a inovação por parte dos alunos. No nosso e-book, apresentamos algumas possibilidades que podem ajudar aqueles que querem seguir por esse caminho.
O que você encontrará no e-book:
Como ter certeza que a oftalmologia é a especialização certa?
Quais os maiores desafios enfrentados pelos oftalmologistas?
Qual o impacto da verticalização da medicina sobre a oftalmologia?
Como escolher qual serviço de oftalmologia prestar?
Como se destacar na disputa por uma vaga?
Residentes em oftalmologia podem fazer parte da residência no exterior?
Como a residência em oftalmologia foi afetada pela Covi-19?
Como se destacar durante a residência e ser visto como líder entre seu grupo?
Empreendedorismo e inovação em oftalmologia.
Escolher em que área da medicina se especializar é uma das mais importantes decisões que um médico fará em sua carreira. Entretanto, para muitos, descobrir a sua vocação é um processo que exige bastante reflexão e autoconhecimento. Apresentando as principais informações sobre a oftalmologia, esperamos contribuir de forma positiva para esse momento. 
Você pode fazer o download gratuito do e-book “Principais dúvidas dos acadêmicos de medicina antes de escolher a oftalmologia” clicando em https://materiais.release.universovisual.com.br/e-book-duvidas-academicos
Fontes:

Fonte: Revista Universo Visual

Compartilhe esse post