A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) lançou o livro “Estética Periocular” (editora Cultura Médica, 600 páginas), durante o 5o Congresso Internacional de Estética Periocular (Ciepo), que ocorreu paralelamente ao 26º Congresso Internacional de Oculoplástica (Ciop), no Centro de Convenções de Goiânia (GO). Liderada pelo oftalmologista dr. Roberto Limongi – chefe do Departamento de Plástica Ocular e membro do Departamento de Cirurgia Refrativa do Centro Brasileiro de Cirurgia de Olhos (CBCO), professor afiliado de Oftalmologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG), orientador da especialização (fellowship) em Plástica Ocular e professor permanente da pós-graduação em Ciências da Saúde da UFG, o livro tem a participação das médicas dra. Patrícia Akaishi, dra. Ana Rosa Pimentel e dra. Suzana Matayoshi, também oftalmologistas, e a colaboração de 71 autores, médicos de várias partes do Brasil.
O cirurgião plástico ocular chamou a atenção para a importância da obra, considerada pela SBCPO um divisor de águas na abordagem estética da região periocular. “Esta região é uma área extremamente delicada, com anatomia peculiar, e está em íntimo contato com os olhos. Assim, pensamos que deve ser tratada e manejada com os respectivos cuidados. Os procedimentos estéticos, nessa área, não devem ser banalizados, pois as consequências podem ser desastrosas. Experts de todo o Brasil participam dessa obra, que engloba conhecimentos de anatomia, técnicas cirúrgicas e procedimentos, além de discutir possíveis complicações de cirurgias ao redor dos olhos, e ainda ensina como tratá-las. Sem dúvida, este é um livro que não deve ficar de fora da estante do cirurgião que deseja aprofundar seus conhecimentos em Cirurgia Plástica Ocular Estética”, diz Limongi.
A obra
Para Limongi, o tema da obra está cada vez mais atual. “A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO), concebida pelos mestres Eduardo Soares, Eurípedes da Mota Moura, Sebastião Eloy Perreira e Evaldo Machado, tem praticamente meio século de história. Ao longo desses anos, a estética ganhou importância, e está cada vez mais presente em nossos congressos. Pela primeira vez, a SBCPO reúne seus melhores experts no tema em uma só obra. Além disso, cirurgiões plásticos oculares experientes fizeram uma seleção dos seus melhores vídeos para abrilhantar ainda mais esse compêndio”, comenta.
Segundo Patrícia Akaishi, chefe do Setor de Vias Lacrimais e Cirurgia Estética Periocular do Setor de Oculoplástica no Hospital das Clínicas da HCFMRP/USP, autora que aborda a anatomia no livro a ser lançado, um novo conceito de cirurgia é apontado na obra. “Se, no passado, grandes anatomistas forneceram as bases para o desenvolvimento da cirurgia, hoje novas técnicas cirúrgicas impõem uma revisão de conceitos anatômicos pré-estabelecidos, e, com frequência, estruturas são redescobertas a partir de um novo ponto de vista cirúrgico. Um exemplo é o conceito do sistema musculoaponeurótico superficial (SMAS) que, apesar de conhecido desde a antiguidade, só foi revalorizado como uma estrutura cirurgicamente importante a partir do século 20. A anatomia é eterna, imutável, mas deve ser continuamente reinterpretada”, explicou a profissional.
Já Suzana Matayoshi, chefe do setor de Plástica Ocular da Clínica Oftalmológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), fala, no livro, sobre possíveis complicações. “Abordar sobre isso não é tarefa fácil. Expor resultados aquém do desejado, discutir tópicos que poderiam ter sido mais bem avaliados ou conduzidos, todos esses aspectos são importantes para a formação e o desenvolvimento do cirurgião que atua na área de Plástica Ocular. Por outro lado, existe uma carência de bibliografia nacional que respalde os procedimentos na área de complicações”, disse a cirurgiã plástica ocular, que completou: “Nessa força-tarefa desenvolvida com o esforço de colegas de todas as partes do Brasil, foram elaborados capítulos com foco em casos clínicos, reais e resolvidos. Os casos são curtos, ilustrativos e de fácil leitura, seguidos por discussão pontual de especialistas”.
A também autora de Estética Periocular Ana Rosa Pimentel, chefe do setor de Plástica Ocular, Órbita e Vias Lacrimais do Hospital São Geraldo da UFMG, fala sobre cirurgias e resultados. “Ficam definidos os melhores conceitos da estética periocular, cirúrgica ou minimamente invasiva, como manual de boa prática para obter os melhores resultados cosméticos com princípios de individualização das indicações e, acima de tudo, privilegiando a segurança para o aparelho visual”, garantiu a médica, que finalizou: “Esperamos que a leitura não só forneça o conteúdo primoroso em si, como também instigue para a busca de mais conhecimento a cada releitura”, finaliza.
Fonte: SBCPO