A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) conquistou quatro condecorações no Prêmio Capes de Tese, sendo duas menções honrosas. O resultado da premiação promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior foi divulgado dia 11 de agosto, e elenca dois estudos desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação da Escola Paulista de Medicina (EPM) e um na Escola Paulista de Enfermagem (EPE) – Unidades Universitárias do Campus São Paulo (CSP/Unifesp). No total, 49 trabalhos foram premiados e outros 96 receberam menção honrosa.
Prêmio Capes de Tese
Na edição de 2022, a oftalmologista Marina Roizenblatt recebeu o reconhecimento na área de Medicina III pela tese External factors related to hand dexterity analyzed by an ophthalmic microsurgical simulator: principles for improving skills in vitreoretinal surgery, sob a orientação de Maurício Maia, do Programa de Pós-graduação em Oftalmologia e Ciências Visuais da EPM. Parte da tese foi desenvolvida no Centro de Simulação Cirúrgica DryLab, da unidade de negócios de Oftalmologia do Laboratório Cristália, a Latinofarma.
Desenvolvido pela Latinofarma em parceria com a o Instituto da Visão (IPEPO – entidade sem fins lucrativos ligada à Universidade Federal de São Paulo) – o Drylab é um modelo inédito de treinamento para cirurgias de catarata, retina e vítreo por meio da realidade virtual. Instalado no Centro de Simulação de Microcirurgia Oftalmológica do IPEPO, no Residencial Cristália, em São Paulo, conta com uma ferramenta de simulação em realidade virtual (EyeSi) que permite a capacitação de médicos e estudantes. Um dos resultados desse tipo de treinamento é a redução dos índices de complicações cirúrgicas nos primeiros atendimentos do cirurgião, garantindo mais segurança para os pacientes.
A partir de Agosto de 2021 a Latinofarma adquiriu mais três simuladores com o objetivo de ampliar o acesso a mais residentes, possibilitando treinamentos de forma mais profunda e próxima aos serviços de residência do país. Atualmente são realizados mais de 70 serviços de residência com a participação de 2.500 médicos residentes.
Sobre o prêmio
O Prêmio Capes de Tese reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros de acordo com os seguintes critérios: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. Criado em 2005 e entregue pela primeira vez em 2006, ele abrange todas as áreas de conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação stricto sensu. Um dos objetivos da iniciativa é aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes na pós-graduação brasileira.
Sobre o Cristália
Fundado há 50 anos, o Laboratório Cristália é um Complexo Industrial Farmacêutico, Farmoquímico, Biotecnológico, de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação 100% brasileiro. É pioneiro na realização da cadeia completa de um medicamento, desde a concepção da molécula até o produto final. Possui 124 patentes em nível mundial, sendo recordista nacional. Em anestesia, e produção de IFAs é líder de mercado na América Latina.
O Grupo Cristália conta com cerca de 5.600 colaboradores, considerando as empresas coligadas, como os Laboratórios BioChimico e IMA. Para mais informações, visite o site: www.cristalia.com.br.
Fonte: Laboratório Cristália