Tempo de leitura: 2 minutos

A Phaco Olympics, tradicional competição organizada pelo Laboratório Cristália, voltada a residentes de oftalmologia, foi realizada ao longo do CBO, e teve sua grande final na tarde de hoje. O torneio já se consolidou como um dos momentos mais aguardados do evento, promovendo integração, aprendizado e troca de experiências entre jovens oftalmologistas.

Nesta edição, a principal novidade foi a mudança no formato: anteriormente disputada em trios, agora a competição passou a ser individual, contemplando atividades específicas para cada etapa da residência – R1, R2 e R3. Isso permitiu que os participantes competissem em condições mais equilibradas, de acordo com o estágio de formação em que se encontram.

Segundo a organização, foram 867 residentes inscritos, número que reflete o interesse crescente pela iniciativa. Bianca Pacheco, responsável pela coordenação, destacou o impacto da competição para a formação dos residentes: “A Phaco Olympics é uma oportunidade única de aprendizado prático e troca entre colegas. Nosso objetivo é estimular a evolução técnica desde os primeiros anos da residência e, ao mesmo tempo, tornar a experiência divertida e desafiadora.”

A final reuniu nove competidores, três de cada categoria (R1, R2 e R3) após a fase classificatória. Eles participaram de uma nova bateria de atividades práticas para definir os vencedores de primeiro, segundo e terceiro lugar em cada nível de residência.

Vencedores da Phaco Olympics 2025

Categoria R1

Cleovaldo Ribeiro – FAV (172 pontos)
Ingrid Torres – FAV (119 pontos)
Vinícius Santo – FAV (92 pontos)

Categoria R2

Stephanie Nogueira – FAV (197 pontos)
Taíse Araújo – FAV (197 pontos)
Michael Sato – HC (159 pontos)

Categoria R3

Marielle Boaventura – CENOFT (164 pontos)
Isabela Albuquerque – FAV (153 pontos)
Luís Franzão – HFB RJ (94 pontos)

Compartilhe esse post