Tempo de leitura: 2 minutos

De acordo com a Dry Eye Workshop Society, a prevalência da doença do olho seco no mundo varia de 5% a 50%, sendo de 12,8% na população brasileira e predominantemente em mulheres. A síndrome do olho seco é uma anomalia na produção ou na qualidade das lágrimas e, entre os principais sintomas estão o ressecamento da superfície do olho, a vermelhidão, o ardor e a coceira.

Levando em consideração essa crescente demanda, a Alcon, líder mundial em cuidados com a visão, está expandindo o portfólio da marca Systane para atender especialmente os pacientes que usam colírios mais de quatro vezes por dia.

Além de proporcionar o bem-estar de pacientes que têm a síndrome em intensidade leve ou severa, Systane Hidratação pode ser considerado um tratamento para que se tenha uma superfície lubrificada até mesmo para o sucesso de procedimentos cirúrgicos. O colírio lubrificante também é capaz de prevenir a doença do olho seco pós-cirurgia e contribuir com o processo de cicatrização da córnea.

É o que mostra o estudo publicado pelo Dove Press no qual a solução oftálmica de hidroxipropil e ácido hialurônico foi eficaz na redução do desconforto ocular posterior à cirurgia de catarata e da instabilidade lacrimal – especialmente se também administrada no período pré-operatório. Ainda, pode potencialmente promover a proteção contra a dessecação e a retenção na superfície ocular, como mostra artigo publicado pelo Journal of Ocular Pharmacology and Therapeutics sobre a proteção, recuperação e lubricidade em modelos de epitélio da córnea.

“Sabemos que cerca de um terço daqueles que passam por uma cirurgia de catarata terão olho seco. Isso pode até mesmo deixar os pacientes descontentes. Imagine a expectativa por ter uma visão melhor após um procedimento e, de repente, encarar esse desconforto – que pode durar de três a seis meses, por exemplo. Por isso a importância da prevenção, que permite inclusive que a entrega do médico se mantenha em alto nível antes, durante e depois da cirurgia”, detalha Senol Demircan, oftalmologista formado na Faculdade de Medicina da Universidade de Hacettepe, na Turquia, e Diretor Médico Global da Alcon Vision Care.

Além disso, o novo produto da linha Systane, que é líder mundial em lágrimas artificiais, é uma fórmula de longa duração para alívio do olho seco causado por deficiência aquosa.  O lançamento da Alcon agora combina o Hidroxipropilguar, ou HP-Guar, ao ácido hialurônico, que demonstrou proporcionar retenção de hidratação duas vezes maior quando comparado a outros lubrificantes que contêm apenas o ácido hialurônico, conforme a mesma publicação do Journal of Ocular Pharmacology and Therapeutics e estudos de vida real realizados pela companhia.

“Nós não deveríamos sentir os nossos olhos, da mesma forma que não sentimos nosso fígado, por exemplo. Mas eventualmente algo incomoda nossa visão e passamos a senti-los. Com relação ao olho seco, muitas pessoas pensam que é normal e deixam de ter qualidade de vida. Daí a importância do cuidado e da atenção com os olhos”, conta Demircan.

Usando de uma tecnologia inovadora e patenteada sob o registro PureFlow, a embalagem de Systane Hidratação garante que nenhum líquido ou ar seja reintroduzido no recipiente, permitindo sua formulação sem conservantes. “Testamos diversos modelos por aproximadamente dois anos. Trata-se de um frasco desenhado com uma válvula unidirecional que não permite a entrada nem o retorno de nada, o que evita a contaminação e elimina a necessidade de adicionar conservantes ao produto”, explica Demircan.

Disponível nos Estados Unidos e na Europa, o colírio lubrificante Systane Hidratação Sem Conservantes acaba de chegar ao mercado brasileiro e já pode ser encontrado nas principais farmácias do País.

Compartilhe esse post