Este guia traz uma lista com as principais tendências de oftalmologia em 2023. À frente, você confere tecnologias que facilitam a gestão de clínicas e consultórios, além de ferramentas para otimizar as estratégias do seu marketing digital.
De maneira geral, trataremos sobre receita digital, relatórios automatizados e integração de dados.
Ficou curioso?
Então, continue a leitura e tire suas dúvidas!
Quais são as principais tendências da oftalmologia em 2023?
Entre as principais tendências da oftalmologia, podem-se destacar: prontuário inteligente focado para o oftalmologista, receita digital, relatórios médicos automatizados, integração de dados e Chat GPT.
A seguir, você confere os detalhes de cada um, como funcionam e seus impactos para a saúde digital.
Vamos a eles!
1- Prontuário inteligente focado em oftalmologia
Se você atende pacientes diariamente e ainda está preenchendo prescrições de medicamentos em papel ou consultando seu word ou bloco de notas para disponibilizá-las aos seus pacientes, considere investir em prontuário digital.
Afinal, esse recurso traz uma economia de tempo de quase 30% no seu atendimento.
Como assim? Explicamos!
O prontuário inteligente focado em oftalmologia permite que você use mais de 200 protocolos recomendados pela literatura médica ou personalize os seus próprios. E o melhor: tudo isso em poucos minutos.
Dessa forma, você pode focar naquilo que realmente importa: a experiência do paciente.
2- Receita digital
A prescrição médica totalmente eletrônica é segura, prática e facilita sua comunicação com o paciente e a farmácia. Além disso, garante que todos os dados da consulta dos seus pacientes estejam centralizados em um mesmo lugar.
Mas, você deve estar se perguntando: “será que vale a pena trabalhar com este recurso?”.
Confira, a seguir, estes 2 benefícios para a sua clínica:
- Economia de tempo: com a prescrição digital, você não precisa mais perder tempo preenchendo receitas à mão, nem se preocupar em mudar de plataforma para realizar a edição e impressão delas em Word. O processo é rápido e intuitivo, economizando tempo para o médico e para o paciente.
- Centralização dos dados: a sua clínica garante que o processo de prescrição comece e termine no sistema de gestão usado no dia a dia e toda a conduta com seu paciente fica salva no mesmo lugar, garantindo um histórico completo e de fácil acesso.
3- Relatórios médicos automatizados
Como você sabe, o gerenciamento eficaz de uma clínica envolve muitos desafios, e é essencial ter acesso a informações precisas e atualizadas para tomar decisões estratégicas.
É por isso que os relatórios gerenciais são tão valiosos.
Eles permitem que você acesse os principais dados de engajamento e produção do consultório, de maneira prática e didática.
Com essas informações, você identifica os principais gaps e obtém insights para implementar melhorias em todas as áreas.
Um exemplo disso é o relatório de agendamento. Veja só as principais informações que ele fornece:
- Quantos atendimentos foram concluídos;
- Número de faltas dos pacientes;
- Qual o convênio mais utilizado em um determinado mês.
Existem tecnologias disponíveis no mercado que oferecem esses relatórios com praticidade, excluindo a necessidade de usar várias planilhas em seu dia a dia.
4- Integração de dados
Lidar com questões financeiras é um dos principais desafios dos oftalmologistas.
Além da dificuldade em cadastrar as contas a pagar e receber, é complicado gerar relatórios, dar baixa em pagamentos anteriores, cuidar do centro de custos e contas de banco.
Você também sofre com esses problemas?
Para driblar tal cenário, recomenda-se que você invista em softwares voltados para oftalmologistas.
Em suma, a ferramenta traz total visibilidade para as suas transações financeiras. Isso permite que você saiba exatamente o que é gerado pela sua operação, facilitando a mensuração da taxa de retorno.
Adicionalmente, o planejamento e o controle financeiro resolvem vários problemas como, por exemplo, estar preparado para enfrentar possíveis imprevistos que prejudicam a saúde financeira de qualquer consultório.
De maneira geral, estas são as principais funcionalidades:
- Lançar as contas a pagar e receber;
- Configurar regras de repasse médico e controlar a geração de faturamento de cada um dos profissionais da sua clínica;
- Gerar diversos relatórios para melhor visibilidade e acompanhamento de sua gestão financeira;
- Contar com a integração entre o módulo financeiro e o Faturamento TISS;
- Controlar o fluxo de caixa.
5- Chat GPT
Trata-se de um modelo de linguagem que usa como base o deep learning (aprendizagem profunda).
Em suma, o sistema recorre a um algoritmo que usa como base redes neurais. Com isso, ele cria uma conversa com o usuário a partir do processo de uma infinidade de dados.
De maneira geral, essa comunicação pode ser feita de várias formas, desde um pedido de ideais de publicações para Instagram até dicas de marketing digital.
💡 Aproveite para ler: [Guia] Marketing digital para Oftalmologistas!
Próximos passos!
Esperamos que, até aqui, você tenha entendido tudo sobre as tendências da oftalmologia em 2023. E, agora, o próximo passo é analisar cada possibilidade para descobrir de que forma elas impactam a rotina do seu consultório ou da sua clínica.
Este conteúdo foi escrito pela equipe da Eyecare Health, uma startup fundada por médicos que acreditam no poder da tecnologia para levar a oftalmologia para o próximo nível!