Presidentes da Comissão Executiva falam sobre o maior encontro da oftalmologia nacional
Entre os dias 4 e 7 de setembro deste ano, os holofotes da oftalmologia se voltarão para Brasília, onde será realizado o 68° Congresso Brasileiro de Oftalmologia, evento de maior prestígio da especialidade em toda a América Latina.
O Centro Internacional de Convenções da capital brasileira será o epicentro de uma reunião ímpar de médicos oftalmologistas, expositores e palestrantes das mais diversas vertentes da especialidade.
Este congresso, meticulosamente planejado para ser um ponto de convergência do pensamento e da prática oftalmológica, não apenas oferecerá uma plataforma para a disseminação do conhecimento científico mais recente, mas também fomentará um ambiente propício para a troca de experiências e a construção de redes de contatos profissionais.
Conversamos com os 3 Presidentes da Comissão Executiva – CBO 2024, Alipio de Sousa Neto, José Augusto Alves Ottaiano e Marcos Pereira De Ávila, que explanaram sobre os temas que serão abordados no congresso deste ano. Acompanhe.
Revista Universo Visual: Qual a importância da escolha de Brasília para a realização da 68ª edição do maior congresso de Oftalmologia da América Latina?
Marcos Pereira De Ávila: A Oftalmologia Social é hoje uma grande bandeira defendida pelos oftalmologistas brasileiros. Brasília é o epicentro que influencia diretamente nas políticas públicas para a oftalmologia no SUS. É neste contexto que os oftalmologistas unidos se apresentarão para o mundo político para reivindicar melhorias para a Oftalmologia Social através do SUS. Esta é uma das principais razões de Brasília ter sido a capital escolhida para o CBO 2024. Este é o momento em que o SUS vem passando grandes transformações e o CBO precisa enaltecer as conquistas das últimas décadas, discutir as inovações e apresentar propostas para superar os desafios com a efetiva implementação das Redes de Atenção Oftalmológicas em 3 níveis de complexidade interligando as Atenções Primária e a Especializada.
José Augusto Ottaiano: São vários fatores que fizeram que o CBO tomasse a iniciativa desse ano de realizar o 68º Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Brasília. Primeiro, a posição geográfica da cidade, por estar localizada numa área central, onde inclusive o acesso aéreo é relativamente importante. Então, quase que eu diria que ele atende de fato uma situação democraticamente importante para o sucesso. Nosso Congresso, em geral, comporta acima de 4 mil pessoas, então há a necessidade de um Centro de Convenções adequado. Outro aspecto dessa operacionalização é a rede hoteleira, que no caso de Brasília também atende a essas necessidades. Então são um conjunto de fatores que acaba fazendo com que nós possamos instalar ou desenvolver o Congresso em alguns locais. Nós também temos na região, não só em Brasília, como em Goiânia e região.
UV: O Congresso Brasileiro de Oftalmologia tem sido o epicentro do conhecimento oftalmológico. Como o evento de 2024 poderá fazer a diferença para os profissionais, expositores e palestrantes das mais diversas vertentes da especialidade?
Alipio de Sousa Neto: O CBO é a entidade máxima da oftalmologia brasileira. Lá vão estar os melhores e mais experientes especialistas de cada área. O programa está imperdível, tanto para atualização na área específica do oftalmologista quanto em outras subespecialidades e para atualização geral.
José Augusto Ottaiano: O CBO, tradicionalmente, é um congresso com uma pujança muito grande no aspecto do desenvolvimento científico, da pesquisa e etc. E esse ano não será diferente! Todos os aspectos, contemplando os desenvolvimentos de pesquisa no sentido de inovações, eles sem dúvida serão abordados. Isso não significa que nós nos restringiremos só a esse tipo de atividade. A preocupação nossa dentro de um evento desse é, sem dúvida, a transmissão do conhecimento científico e procurar proporcionar a todos os congressistas uma atividade de prazer, de relacionamento networking para que as pessoas possam se interagir, ligado ao desenvolvimento realmente científico.
UV: Quais critérios foram levados em consideração na hora de montar a grade científica do CBO 2024?
Marcos Pereira De Ávila: Nos preocupamos em atender desde o médico que deixou a faculdade e que está começando a carreira na oftalmologia ainda como residente ou aquele já especialista no início da vida profissional, o sub especialista, o oftalmologista geral ou aquele na prática já há bastante tempo. O CBO2024 foi planejado para oferecer atividades e conteúdo para todos!
Alipio de Sousa Neto: Os critérios foram idealizados por um grupo muito experiente. O objetivo foi atualização oftalmológica geral e específica com o que existe de mais moderno na especialidade.
UV: O Congresso Brasileiro de Oftalmologia é um ambiente onde a paixão pela visão encontra a excelência dos profissionais da área em temas de grande relevância. Com base nisso, o que os participantes vão poder tirar de maior proveito nos 4 dias de congresso?
José Augusto Ottaiano: O que eu espero e que é a nossa missão no CBO é que os colegas que participarão do Congresso possam tirar o máximo possível de proveito em todas as áreas que se envolvem no Congresso, como conhecimento que realmente esses quatro dias possam contribuir para enriquecer a formação dessas pessoas num sentido bem genérico.
Alipio de Sousa Neto: A grade científica está realmente espetacular. O congressista vai ver a experiência dos experts desde como tratar um calázio recorrente em criança, catarata, tumores, alta miopia, dicas nos exames complementares e cirurgias das mais simples às mais complexas. Um programa realmente de conteúdo prático.
Marcos Pereira De Ávila: É uma grande oportunidade de imersão total em oftalmologia durante 4 dias, podendo se atualizar em tudo que tem de novo na nossa especialidade, podendo levar mais tecnologia e inovação para sua vivência diária. Nesse aspecto, atividades relevantes e inovadoras estão sendo preparadas pela Comissão Científica e Diretoria do CBO.
UV: O que vocês consideram como o grande diferencial desta edição em comparação aos anos anteriores?
Marcos Pereira De Ávila: Atualmente, Brasília conta com o terceiro maior hub aéreo do país, facilitando assim a chegada dos congressistas de qualquer lugar, além de uma grande e reconhecida rede hoteleira que poderá atender a todos com qualidade máxima. Os congressistas também terão a oportunidade de conhecer o mundo político na Capital Federal, e, ainda desfrutar dos incríveis restaurantes que a cidade oferece.
Alipio de Sousa Neto: O objetivo do CBO é sempre melhorar os temas, abordar as novidades e transformar o evento em um momento de confraternização e troca de experiências, onde cada médico volte para casa com a sensação que valeu a pena ter vindo.
José Augusto Ottaiano: Um aperfeiçoamento imenso por parte de todas as comissões do CBO no sentido da programação científica, qualificando-a cada vez melhor e todos os cuidados da própria diretoria no tocante a fazer com que esse congresso tenha, de fato, uma situação especial, um congresso muito bacana.
Programação científica
A diversidade e abrangência da programação científica prometem cativar os oftalmologistas, com sessões que abordarão desde os avanços tecnológicos mais inovadores até os desafios clínicos mais complexos enfrentados pelos oftalmologistas contemporâneos. Palestras ministradas por experts reconhecidos internacionalmente enriquecerão o debate e proporcionarão insights valiosos para a prática clínica cotidiana.
Logo no dia 04 de setembro, acontecerá o Dia Especial, com palestras sobre Catarata e Cirurgia Refrativa, Retina e Vítreo, Glaucoma, Córnea e Doenças Externas, Refração e Lentes de Contato, onde serão abordados diferentes pontos sobre cada um dos temas citados.
Na quinta-feira, dia 05 de setembro, diferentes painéis e aulas formais em assuntos de grande abrangência com a participação de diferentes profissionais da área serão o destaque do dia, com participação massiva de todos os presentes.
No dia seguinte, em 06 de setembro, o programa oferecerá uma oportunidade ímpar para a interação com a 9° Copa InterOftalmo do Conhecimento, reunindo profissionais e pesquisadores apaixonados pela visão e suas nuances. Este ano, a competição promete elevar o padrão mais uma vez, oferecendo um intercâmbio de ideias, descobertas e avanços que impulsionam a disciplina, que vai visar os participantes a expandirem suas perspectivas e a explorarem novas abordagens para enfrentar os desafios que permeiam a saúde ocular, enriquecendo a experiência dos participantes e proporcionando oportunidades valiosas de aprendizado e crescimento profissional.
Para finalizar o 68° Congresso Brasileiro de Oftalmologia em Brasília, no sábado 07 de setembro, diversos Simpósios de Sociedades Filiadas fecha o programa especial de 2024, com discussões sobre temas em destaque e um balanço do que foi apresentado nos quatro dias de evento.
Mais do que um simples fórum científico, o 68° Congresso Brasileiro de Oftalmologia será um marco na história da especialidade no país, consolidando sua posição de liderança na vanguarda da excelência ocular na América Latina. Que este evento seja um reflexo do compromisso inabalável da comunidade oftalmológica brasileira com a promoção da saúde visual e o avanço do conhecimento científico em prol do bem-estar de nossos pacientes.
Raquel Luciano