Retina Hub
“Eu tenho um sonho.” Esta frase imortal, que compôs a abertura do discurso pela luta dos direitos civis nos EUA, foi proferida por Martin Luther King no verão de 1963, na capital Washington, EUA. Estas palavras imortais repousam nos corações e mentes de muitos que sonham com a liberdade e igualdade entre todos os seres humanos.
No congresso da AAO de 2012, durante o intervalo do café, Dr. Jorge Rocha (Brasil) e Dr. Tarek Hassan (EUA) tiveram um sonho: criar o primeiro Congresso Mundial de Retina, onde todos os colegas da retina mundial teriam um congresso sem barreiras culturais, religiosas ou políticas. A retinologia mundial teria um local ideal para a troca de experiências científicas em retina e para fazer amigos. Este sonho foi compartilhado com os colegas Dr. Baruch Kuppermann (EUA), Dr. Rishi Singh (EUA), Kourous Rezaei (EUA) e André Gomes (Brasil). Em fevereiro de 2017, o Congresso Mundial de Retina (RWC) realizou seu congresso inaugural na cidade de Fort Lauderdale, Flórida, EUA. A retina mundial havia mudado para sempre.
A cidade de Fort Lauderdale foi escolhida para ser o palco perfeito para a realização do sonho da retina. Um local nostálgico, com profunda memória afetiva na comunidade oftalmológica. Fort Lauderdale foi palco do congresso da ARVO por muitos anos. Memórias de feitos gigantes da ciência oftalmológica e, principalmente, da retina, como os resultados dos estudos clínicos pivotais para degeneração macular senil (ANCHOR, MARINA, CATT, etc.) e o início de muitas amizades e colaborações científicas, marcaram a comunidade da retina para sempre. Um local aprazível, com praias de águas mornas do Atlântico e a visão energizada e artística do nascer do sol em todas as suas cores, sem esquecer da culinária peculiar e saborosa, sempre presente nas discussões acaloradas e palpitantes em jantares e reuniões sociais transnacionais. Local perfeito definido.
A quarta edição do RWC iniciou-se na quinta-feira, 9 de maio de 2024, no hotel Marriott Harbor Beach Resort & Spa. Naquela manhã de pura energia, ansiedade e entusiasmo, os corredores do centro de convenções do Marriott ouviam-se muitas línguas: o inglês da Nigéria, do Brasil, da Itália, da Turquia, do Paquistão, do Paraguai, da Argentina e dos EUA, num total de 43 países. Encher a caneca de café e não ter tempo para saborear era a regra, pois o encontro de amigos antigos, novos ou virtuais não podia esperar: o aperto de mão, o abraço fraterno, as fotos, selfies. Vamos para o anfiteatro, vai começar.
A primeira sessão “Unplugged”, comunhão perfeita entre os avanços da indústria, ciência e especialistas em retina, trouxe painéis de debates sobre novas drogas e estudos clínicos em várias fases (I, II, III). Ciência de ponta em benefício do paciente. As sessões seguintes, com extrema robustez científica e diversidade de experiências, contavam com especialistas em retina de diversos países, somando conhecimento dos cinco continentes, do Canadá à Rússia. Muito troca de saber, o melhor da retina do mundo: casos cirúrgicos e sessões de vanguarda em terapia gênica. Ciência e amigos, o céu é o limite.
Nós, humanos, somos bichos sociais; amigos são o remédio perfeito para a felicidade, longevidade e progresso da ciência e tecnologia. Na quinta-feira, no RWC, tivemos a recepção de boas-vindas: vinho, pôr do sol e sorriso no rosto, networking na área verde do hotel, apoteose da alma, do espírito e do intelecto. Termina o primeiro dia do RWC, fim do começo.
No segundo e terceiro dia, a soma e multiplicação do saber, do compartilhamento de experiências, ideias e dados elevados ao máximo pelo Deus da medicina, Esculápio: o saber da cura em prol da humanidade. Epigenética, inteligência artificial e discussão de casos clínicos e cirúrgicos. Mais do mesmo: ciência e retina no estado puro da arte.
O ponto alto da programação social foi a festa, com direito a DJ e performances dançantes impecáveis. Naquele momento de alegria e perfeita comunhão de corpos e mentes, o sentimento de compaixão e felicidade em compartilhar este pequeno momento especial com pessoas de diversas partes do mundo: Índia, Paquistão, Itália, Brasil, EUA, Filipinas, México, Guatemala, Costa Rica, Egito, Bolívia, Argentina, Paraguai, Suécia, Canadá, etc. O Congresso Mundial de Retina é um sucesso de todos, momento de compartilhar o saber em prol da humanidade, saber que podemos ser melhores e viver melhor com amor a todos os irmãos e irmãs humanos. Somos únicos e o RWC é único. Nos vemos no RWC Fort Lauderdale 2025! Saudade de todos!
Jorge Rocha
Doutor em ciências médicas USP