Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos pontos altos da tarde do primeiro dia do XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia aconteceu no Auditório A, as Sessões Especiais – SBO 2023.

Ricardo Palleta Guedes iniciou a cerimônia agradecendo a presença de todos, elogiando a ótima organização do congresso e celebrando o sucesso do evento, que ultrapassou 1500 inscritos. Lembrou também da tradição da oftalmologia mineira. “Não poderíamos ter feito algo tão marcante para a oftalmologia brasileira sem lembrar do Prof. Dr. Hilton Rocha e é por isso que teremos uma sessão em sua homenagem no sábado de manhã”. Por fim, Guedes encerrou com sua fala com a frase de Antoine Saint-Exupéry: “Amar não é olhar um para outro, é olhar juntos na mesma direção”.

Na sequência, Emilio Suzuki Jr. fortaleceu a importância da união de esforços para o sucesso do evento, e agradeceu a todos que trabalharam na organização e dos coordenadores da grade científica. “Houve união aqui! Belo Horizonte precisava dessa oportunidade.”, ressaltou.

Hissa Tavares foi a última a falar, e agradeceu aos patrocinadores do congresso, e convidou a todos a conferir os produtos inovadores que as empresas presentes trouxeram para o evento, e que estão dispostos na exposição comercial.

Homenageados – Os oftalmologistas Prof. Dr. Henderson Almeida e Prof. Dr. João Agostini Netto foram homenageados com a Medalha Abreu Fialho. Momentos de grande emoção tomaram conta do auditório que acompanhava atentamente a cerimônia.

Prêmio Varilux – Para fechar as Sessões Especiais, houve a entrega do Prêmio Varilux, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e da Essilor Luxottica. Fizeram parte da comissão julgadora Camila Vieira Oliveira Carvalho Ventura (PE), Juliana Almodin (PR) e Núbia Vanessa dos Anjos Lima (DF).

Este ano, a vencedora da categoria Master foi Maria Luiza Quintão Riccio, com o trabalho “Avaliação da iluminação adequada aos pacientes com baixa visão do Centro de Reabilitação da Visão Professor Nassim Calixto”. Na categoria Sênior, o premiado foi Alexandre Batista da Costa Neto, com “Variability of vertex distance in normal population”. Costa Neto também levou a melhor na categoria Refração Social, com o trabalho “Systematic review and meta-analysis of myopia prevalence in Brazilian School Children”.

Ivan Aliaga, gerente da área médica da Essilor Luxottica, parabenizou os vencedores e ressaltou a importância do Prêmio Varilux, que existe há 50 anos por iniciativa do Professor Bessa. “Neste congresso, montamos um painel com o nome de todos os vencedores do prêmio nos últimos 50 anos. Essa é uma forma de homenagear os vencedores ao longo dos anos, porque nós da Essilor Luxottica, queremos continuar a manter a parceria com a oftalmologia, através da SBO”, encerrou.

SBO Talks
Na trilha do sucesso de público no ano passado, o SBO Talks contou com dois convidados de peso. A primeira palestrante Filomena Camilo do Vale, a Dra. Filó, médica pediatra e intensivista, conhecida por seu trabalho relacionado à fé e à ciência. “A visão abre janelas para o mundo”, discorreu.

Na sequência, o oftalmologista Sérgio Canabrava, considerado um importante inovador na área da cirurgia de catarata, contou sobre sua trajetória como oftalmologista, inventor e empreendedor. “Antes de conseguir concretizar o Anel de Canabrava, primeiro instrumento oftalmológico produzido com impressora 3D e utilizado em pesquisas intraoculares, precisei me fazer algumas perguntas muito importantes, e foram essas respostas que me levaram ao sucesso. Mas a trajetória foi longa e muito exigente”, relembrou.

Compartilhe esse post