Tempo de leitura: 3 minutos

Durante a década de 80, a oftalmologia brasileira passou por transformações significativas e avanços notáveis. Procedimentos como a cirurgia refrativa e a cirurgia de catarata começaram a ganhar destaque no meio acadêmico, beneficiando a visão de milhares de pacientes e levando à criação de diversos centros de excelência para diagnóstico e tratamento de doenças oculares no país.

Na região Nordeste, um jovem oftalmologista começava a se destacar como líder na especialidade, não apenas pelo pioneirismo na implementação de técnicas cirúrgicas, mas também pelo protagonismo na aquisição de equipamentos inovadores que revolucionariam o manejo de doenças oculares. Entre esses equipamentos estavam o primeiro tomógrafo de córnea de Sergipe e o primeiro Excimer Laser da região. Mário Ursulino, à frente desses avanços científicos, inaugurou sua clínica de olhos em 1986 e, em menos de uma década, a transformou em um centro de excelência reconhecido regional e nacionalmente. Em 1994, com a chegada de novos sócios oftalmologistas, nasceu o Hospital de Olhos de Sergipe (HOS), dirigido pelo Dr. Ursulino até seu falecimento em 2021.

“Graças à visão pioneira do meu pai, o Hospital de Olhos de Sergipe construiu uma sólida reputação junto à comunidade, tornando-se uma referência no tratamento oftalmológico no Estado”, afirma a oftalmologista Mariana Ursulino, sócia do HOS e filha dos fundadores.

“Ao longo dos anos, nossa prioridade sempre foi manter a humanização dos nossos serviços e a oferta do que há de mais avançado na oftalmologia, com um corpo clínico reconhecido nacional e internacionalmente”, afirma o oftalmologista Fábio Ursulino, sócio do HOS e filho dos fundadores.

Mário Ursulino era uma personalidade da medicina reconhecida tanto regional quanto nacionalmente na área de oftalmologia. Com uma carreira de destaque, ficou conhecido por seus feitos como especialista em cirurgias de catarata, glaucoma e refrativa, sendo pioneiro em diversas técnicas avançadas. Ele era membro de várias sociedades oftalmológicas, incluindo as Sociedades Americana e Européia de Catarata e Cirurgia Refrativa e a Academia Americana de Oftalmologistas.

Sua carreira foi marcada por prêmios e realizações notáveis, incluindo o Prêmio CBO e o primeiro lugar no Prêmio da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia. Além disso, ele desempenhou papéis importantes como ex-presidente da Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia e da Sociedade Brasileira de Administração em Oftalmologia (SBAO).

“Quando conheci o Mário Ursulino, ele já era destaque em catarata e refrativa, mas queria também transformar o HOS em um centro de excelência em retina. Foi aí que veio o convite desafiador para assumir e liderar a especialidade”, comenta o médico e sócio do HOS, Fábio Ribas.

Hoje, com três unidades de atendimento em Aracaju, o HOS é uma referência no tratamento da saúde ocular. Com corpo clínico de 39 médicos altamente qualificados, e uma equipe de mais de 120 colaboradores, realizam aproximadamente 240 mil atendimentos por ano e mais de 8000 procedimentos cirúrgicos.

“O crescimento orgânico do HOS exigiu uma profissionalização cada vez maior da gestão, o que levou Mário a buscar conhecimentos na área e culminou na sua presidência na SBAO. Todavia, a carga de médico e gestor de uma empresa desse porte era muito pesada para se fazer sozinho”, avalia Andre Sousa, diretor geral e sócio do HOS. “Ele então me confiou a missão de organizar a empresa e expandir nossos horizontes. A associação com a Vision One representa o ápice do que almejávamos”.

O HOS não se dedica apenas a operação hospitalar, mas também possui um centro de educação e aprimoramento em sua área. Seu Curso de Especialização em Oftalmologia, credenciado pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) desde 2012, tem impulsionado a formação das novas gerações de oftalmologistas.

“Sempre acreditamos na combinação da assistência com educação. De todos os residentes formados em nosso centro, a grande maioria, após realizar alguma especialização fora do estado, volta a integrar nosso corpo clínico, formando uma verdade família. Ficamos muito felizes em saber que a Vision One compartilha desta visão”, comenta o médico, sócio do HOS e coordenador da residência médica, Allan Luz.

“Eu e Mário nunca consideramos o HOS apenas como um local de trabalho. O hospital é um verdadeiro filho, no qual não só a qualidade do atendimento, mas o bem-estar de cada médico do corpo clínico e de cada colaborador importa. A associação a Vision One só foi possível porque percebemos no grupo essa mesma filosofia”, destaca Susana Reis, co-fundadora do HOS.

Agora, o HOS faz parte da Vision One, referência nacional em saúde ocular com 44 unidades no Distrito Federal e mais 9 Estados, e contando com aproximadamente 4 mil colaboradores e médicos.

“A estratégia de ampliação das nossas operações no Nordeste em associação com um dos principais hospitais oftalmológicos de Sergipe representa um marco importante na trajetória da companhia. Esse movimento reforça nosso compromisso de ampliar a saúde ocular de qualidade em todas as regiões do Brasil”, afirma Arthur Hernandes, Diretor de Estratégia da Vision One.

“Com essa parceria estratégica, a Vision One se compromete a perpetuar a cultura de excelência do HOS, estabelecida por seus fundadores e mantida pelos atuais sócios, Mariana Ursulino, Fábio Ursulino, Allan Luz, Fábio Ribas e Andre Sousa”, afirma Rafael Mendes, CEO da Vision One.

Compartilhe esse post