Tempo de leitura: 2 minutos

Começou hoje, em São Paulo, o 46º Simasp – Simpósio Internacional Moacyr Alvaro. Até o dia 23, os participantes poderão conferir aulas, mesas redondas e discussões de casos clínicos e cirúrgicos. A grade científica abrange desde as condutas da prática diária até os principais avanços da oftalmologia no mundo.

“O Simasp já um congresso tradicional da Oftalmologia da Escola Paulista de Medicina e é reconhecido por tem uma grade científica muito bem elaborada. Optamos por não ter uma comissão específica e sim desenhar o programa a muitas, muitas, muitas mãos. Descentralizamos o programa para os responsáveis de cada setor e cada subespecialidade da oftalmologia e depois unimos tudo”, explica Flávio Hirai, presidente do simpósio deste ano.

Durante o Simasp, haverá uma sala exclusiva sobre atualização terapêutica com o intuito de trazer o que há de mais atual no tratamento das doenças oculares das diversas especialidades. “Os coordenadores também foram estimulados a discutir diversos casos e situações dentro da oftalmologia para mostrar quais condutas podem ser tomadas na nossa prática diária. Vamos também contar com a interação dos palestrantes com os participantes do congresso em algumas sessões”, comenta Hirai.

Outro ponto de destaque no evento é o dia a dia da especialidade, além de uma sessão conduzida por Hirai. “Montamos uma arena e fizemos uma sessão especial para apresentação dos melhores temas livres do Simasp, mas será um pouco diferente de uma apresentação normal de trabalho. Ao final, teremos uma mesa redonda. O foco é trazer o pessoal jovem para entender um pouco mais sobre o nosso departamento e sobre a importância de fazer pesquisa, pós-graduação”, explica Hirai.

O primeiro dia do evento foi um dos grandes momentos. Ocorreu, por exemplo, a entrega da Medalha de Ouro Moacy Álvaro ao Diretor Executivo da Academia Americana de Oftalmologia, Professor e Presidente Emérito da Universidade da Califórnia – São Francisco/EUA, Stephen D. McLeod. Na sequência, o oftalmologista ministrou a palestra “The role of the AAO in international education”.

Como atração principal, Marcelo Tas, apresentador, ator, roteirista, diretor e escritor brasileiro, apresentou a palestra magna, cujo curioso tema foi “3 Minhocas”.  Para encerrar o dia, não faltou confraternização: às 19hs, os participantes puderam se divertir com a apresentação musical do Grupo Olhos de Bamba.

Este ano, atendendo a pedidos dos participantes para a realização do evento em um local que seja de fácil acesso e com boa estrutura de alimentação, o Simasp volta para um local próximo à Avenida Paulista, o Centro de Convenções Frei Caneca.

Serviço
46º SIMASP – SIMPÓSIO INTERNACIONAL MOACYR ALVARO
Quando: de 20 a 23 de março
Onde: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo/SP

Compartilhe esse post