Tempo de leitura: < 1 minuto
A cerimônia de abertura deste ano aconteceu no dia 7 de setembro, às 12h30, no salão principal do Expo Trade, e contou com a presença de autoridades dos governos estadual e municipal e com representantes de instituições de ensino e de saúde do Paraná.   

 

Na ocasião, Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, disse que a cidade lhe traz muitas memórias. “Para mim é especialmente importante estar em Curitiba. Em 2002, foi aqui que participei do meu primeiro congresso de oftalmologia, logo depois de realizar a prova de títulos”, contou. Caixeta ressaltou os aprendizados que tem tido à frente do CBO e também sobre o importante trabalho de todo o time em prol da oftalmologia brasileira. Ele também agradeceu a todas as autoridades e oftalmologistas presentes. “Agradeço a todos os poderes que integram a nação e fazem com que todos cresçam”, disse explicando também que a edição do evento deste ano rompeu as paredes das salas e do centro de convenção. “Tenho certeza que aqui teremos uma edição esplendorosa”. Pequenos olhares é acolhimento da oftalmologia à população. Acreditamos no diálogo, no estuo e na análise de dados para encurtar distancias. 

 

Os três presidentes do CBO 2022 também discursaram na abertura oficial do congresso. Carlos Augusto Moreira Junior comentou que aprendeu com o Caixeta que não basta ter uma boa grade científica, é preciso também pensar na parte social do congresso, e contou sobre os projetos relacionados ao evento. “A Casa dos Sentidos, espaço criado em um shopping de Curitiba, proporcionará aos visitantes ter a experiência do que é viver sem visão nos levando a refletir sobre como é a vida de uma pessoa cega na sociedade”, explicou.  

 

Homero Gusmão de Almeida enalteceu que, mais uma vez, o CBO se supera ao oferecer um conteúdo primoroso aos congressistas. “A comissão científica contemplou desde os conhecimentos básicos e gerais até as últimas conquistas da oftalmologia, com uma formatação que permitirá um intenso intercâmbio de experiências”, revelou. Ele ainda ressaltou que o CBO está oferecendo o diálogo com a comunidade ao promover o projeto Pequenos Olhares, que oferecerá, nos dias 8 e 9 de setembro, atendimento gratuito às crianças que moram na região do Expo Trade. “Este é um período crítico para a prevenção de problemas oculares que podem comprometer o desenvolvimento das crianças e até mesmo o desempenho escolar”, disse sobre o projeto. “E também convido a todos a visitarem a Casa dos Sentidos e experimentar quão angustiante é a perda de visão”, finalizou. 

 

Também presidente do congresso, Lisandro Massanori Sakata enalteceu o trabalho do time do CBO na organização do evento. “Tudo o que vocês encontram nos congressos do CBO é fruto do trabalho intenso da equipe e de inúmeros funcionários comprometidos e apaixonados pelo que fazem. Sem contar a programação do evento, resultado do trabalho minucioso da comissão científica, que é séria e independente”, comentou.  

 

Com tantas novidades na programação, unindo ciências e questões sociais, o Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2022 já mostrou a que veio.  

 

 
 

Fonte: Revista Universo Visual

Compartilhe esse post