Tempo de leitura: 3 minutos

A médica oftalmologista pernambucana Camila Ventura, coordenadora do Departamento de Investigação Científica da Fundação Altino Ventura (FAV), no Recife, está em destaque no cenário mundial da oftalmologia. Neste mês de outubro, Camila representará o Brasil em dois dos maiores eventos internacionais da área: a Academia Americana de Oftalmologia (AAO) e o Congresso Panamericano de Retina e Vítreo.

O primeiro evento, a Academia Americana de Oftalmologia, ocorre entre os dias 18 e 22 de outubro, em Chicago, nos Estados Unidos. Camila vê sua participação como uma oportunidade de se atualizar sobre as inovações e avanços no tratamento de doenças da retina, especialmente em sua área de atuação, a retina pediátrica.

Camila Ventura – coordenadora do Departamento de Investigação Científica da Fundação Altino Ventura (FAV)

“Temos dificuldades em realizar ensaios clínicos na oftalmologia aqui no Brasil, mas nos Estados Unidos e na Europa isso é muito mais frequente. Participar de um congresso internacional nos permite estar a par das novidades e realizar trocas enriquecedoras com colegas de outras partes do mundo. Meu objetivo é sempre trazer essas inovações para meus pacientes”, explicou Camila.

Além da participação na AAO, Camila Ventura será homenageada no Congresso Panamericano de Retina e Vítreo, que acontece em Fort Lauderdale, na Flórida, no dia 24 de outubro. A médica receberá o prestigiado 1º Prêmio Fernando Arévalo, uma distinção que reconhece jovens oftalmologistas de destaque por suas contribuições científicas.

Homenagem Inspiradora

Camila expressou sua gratidão ao receber o prêmio que leva o nome do renomado oftalmologista Fernando Arévalo, uma figura de grande impacto na área de retina. “O Dr. Fernando Arévalo é uma verdadeira inspiração. Ele é reconhecido mundialmente pelas suas pesquisas, e o considero um amigo”, comentou a médica.

A oftalmologista também destacou a importância do prêmio para os jovens profissionais da área: “É muito difícil para jovens oftalmologistas se destacarem em meio a profissionais mais experientes. Esse prêmio é uma forma inovadora de valorizar quem está se dedicando à pesquisa e ao avanço no tratamento de seus pacientes”, completou.

Trajetória de Sucesso

Camila Ventura tem uma carreira marcada pela dedicação à pesquisa e ao avanço da oftalmologia. Após se especializar em retina clínica pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Camila concluiu seu doutorado e fez uma subespecialização em retina pediátrica na Universidade de Miami, nos Estados Unidos. Desde 2017, lidera o Departamento de Pesquisa na Fundação Altino Ventura, onde coordena uma equipe focada em investigações científicas de impacto global.

Entre os projetos de maior destaque liderados por Camila está a pesquisa sobre os efeitos do Zika vírus nas crianças afetadas pela Síndrome Congênita do Zika. Ela e sua equipe foram pioneiras na identificação das alterações oftalmológicas causadas pelo vírus e continuam acompanhando essas crianças ao longo dos anos.

“Além da microcefalia, o Zika afeta o fundo do olho das crianças, e mesmo aquelas sem alterações visíveis apresentam deficiência visual significativa. Acreditamos que isso se deve ao impacto do vírus no cérebro, onde a visão é processada”, explica Camila.

Continuidade da Pesquisa

Graças à relevância de seu trabalho, Camila Ventura e sua equipe garantiram recentemente novo financiamento do Ministério da Saúde e do National Institutes of Health (NIH), dos Estados Unidos, para continuar a acompanhar essas crianças pelos próximos cinco anos. A pesquisa se concentra em entender como as complicações da síndrome afetam o desenvolvimento cerebral, puberdade precoce e alterações ortopédicas.

Por fim, Camila celebra o reconhecimento internacional por seu trabalho: “Ser reconhecida como uma mulher brasileira, nordestina e pernambucana é um motivo de grande orgulho. É o resultado de muito esforço e dedicação, e prova que é possível fazer pesquisa de ponta em instituições brasileiras”, conclui a oftalmologista.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Compartilhe esse post