Pesquisadores do Departamento de Medicina Familiar do Samsung Medical Center, em Seul (Coreia do Sul), relataram uma possível associação entre alguns tipos de câncer e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Isso foi possível graças a um estudo de grupo de base populacional.
Para chegar a essa conclusão foram analisados dez anos de informações do banco de dados do Serviço Nacional de Seguro de Saúde da Coreia (2009-2019), incluindo pessoas que fizeram parte de um programa nacional de triagem de saúde em 2009. Os participantes foram categorizados com base na presença de DMRI e deficiência visual.
O grupo avaliado contou com mais de quatro milhões de pacientes. Desses, 51.596 tinham DMRI. Dentre os que tinham degeneração macular relacionada à idade, 3.683 eram deficientes visuais. O seguimento médio dos pacientes foi de 9,6 anos.
Jung Park, coordenador do estudo, e seus colegas comentaram que, geralmente, o risco geral de câncer era nulo. Porém, os riscos de câncer hipervascular, como de tireoide (razão de risco ajustada [HR] 1,10, intervalo de confiança [IC] de 95% ]1,00 a 1,20) e renal (HR ajustado 1,16, IC 95% 1,00 a 1,33) foram maiores no grupo de pacientes com DMRI do que no grupo sem DMRI.
Eles concluíram que o estudo demonstrou uma possível associação entre a DMRI e vários tipos de câncer. “O aumento dos riscos de câncer renal e de tireoide entre pacientes com DMRI pode indicar que a DMRI está associada ao câncer hipervascular. Mais estudos nos quais bancos de dados adicionais são usados e os mecanismos detalhados subjacentes avaliados são necessários para validar nossos resultados”, relataram.
Fonte: Ophthalmology Times