Tempo de leitura: 2 minutos
O 64° Congresso Brasileiro de Oftalmologia, por cauda pandemia da Covid-19, precisou ser totalmente repensado. Realizado entre os dias 4 e 7 de setembro a partir de Campinas, o maior evento da especialidade na América Latina se transformou em um grande encontro totalmente virtual, para garantir a acessibilidade do público em todo o planeta. 
Foram quatro dias de muita informação que contou, inclusive, com um recorde de palestrantes internacionais, chegando a um total de 40. Os mais de seis mil inscritos tiveram mais de 400 horas de conteúdo, entre aulas pré-gravadas, painéis, e também entrevistas e mesas redondas ao vivo. E como foi virtual, todo o conteúdo ficará disponível na plataforma do congresso por três meses para os inscritos.
Marcos Pereira de Ávila, um dos presidentes do CBO 2020 ao lado de Elvira Barbosa Abreu e lado de Keila Monteiro de Carvalho, comenta que o evento deste ano foi totalmente diferente. “Quando tudo estava para entrar em prática e os contratos fechados, veio a pandemia e tudo mudou. Tivemos que tomar decisões importantes e, felizmente, tomamos a certa. Isso foi possível graças ao apoio fundamental da diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e do colegiado do CBO”, comentou. 
Segundo ele, foi um trabalho gigante e intenso, mas tanto a indústria quanto os oftalmologistas acreditaram na ideia. “Foi possível mostrar à sociedade que uma comunidade científica tem a capacidade de se superar e fazer com que soluções novas e inovadoras possam acontecer no Brasil e colocar o país no centro do ensino à distância em termos de grandes congressos mundiais”, afirmou.
Para Ávila, a grande surpresa foi ver a participação simultânea de milhares de oftalmologistas à distância, controlada por mesas de apoio técnico que acompanhavam as aulas gravadas e as atividades interativas. “Tínhamos ainda cinco estúdios de gravação na central de operações no WTC, em São Paulo. Tudo aconteceu em um ambiente silencioso, sem as conversas de corredor que são comuns. O congraçamento médico fez muita falta, mas haveremos de ter uma atividade para suprir isso em breve. Por isso tudo foi uma experiência marcante. Um evento extremamente organizado e de um conteúdo científico inigualável. Eu e os demais presidentes do congresso agradecemos e nos sentimos com a sensação de dever cumprido”.

Fonte: Revista Universo Visual

Compartilhe esse post