Tempo de leitura: 4 minutos

A Sociedade Norte-Nordeste de Oftalmologia (SNNO) promoverá, entre os dias 30 de março e 1º de abril, o Congresso Norte-Nordeste de Oftalmologia – CNNO 2023 -, que será realizado em Salvador, BA, no Centro de Convenções Municipal. Esse é o primeiro evento presencial da Sociedade desde a pandemia e o Congresso espera receber um número grande de participantes, vindos de todos os lugares do país, que acompanhará as diversas atividades científicas contempladas no programa, que já está sendo elaborado.

De acordo com Amilton Sampaio, secretário-geral da SNNO, a expectativa para o Congresso é grande, devido ao retorno presencial às atividades científicas após um longo período de eventos online.

Dr Amilton SampaioTivemos dois anos de pandemia com uma enorme dificuldade em realizar eventos presenciais, dessa forma, estamos com uma expectativa muito boa de nos reunirmos para este primeiro evento do ano na área de oftalmologia, assim como realizamos o último, em 2020”, comenta o especialista, ressaltando que o Congresso Norte-Nordeste foi o único evento presencial da oftalmologia, em Porto de Galinhas (PE), ocorrido de 13 a 15 de fevereiro, antes do comunicado oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a pandemia da Covid-19.

Ele conta que em 2021 aconteceu o Congresso virtual e este ano o evento foi realizado presencialmente com uma certa dificuldade nas participações.

“Por isso, em 2023, estamos ansiosos em receber os congressistas para este grande evento, inclusive pela localização do Congresso, uma vez que Salvador possui uma malha aérea boa, com uma facilidade de rede de hotéis disponibilizada para os congressistas que virão para a cidade; a localização central em relação a diversas partes do Brasil gera uma expectativa de público muito grande”, acrescenta Sampaio.

Newton Andrade Junior, presidente da SNNO, diz que recentemente teve um Congresso em Salvador – o da BRASCRS 2022 – maior evento científico de catarata e cirurgia refrativa da América do Sul, e esse evento, segundo o oftalmologista, mostrou todo o encanto que a cidade baiana possui.

“Temos um centro de convenções que hoje, talvez, seja o mais aconchegante do país. Salvador é uma cidade que dá as boas-vindas às pessoas através da sua culinária, da sua cultura e da sua história, diferente da grande maioria das outras cidades do país”, destaca o médico.

 Hospitalidade baiana e inovação em oftalmologia

Na opinião de Andrade, o CNNO, especificamente, tem a peculiaridade de aproximar os nortistas e nordestinos dos diversos Estados que compõem as duas regiões brasileiras. “A gente se sente muito em casa, e até as pessoas de fora do norte e do nordeste sentem esse aconchego, é um Congresso muito acolhedor, muito mais intimista, e isso a gente escuta da indústria, do congressista, do palestrante que vem de fora, que vem de São Paulo, do Sul do Brasil e até do Rio de Janeiro, que é uma cidade praiana, mas que a gente nota que o calor humano é diferente dos nossos congressos”, relata o especialista.

Ele enfatiza que está havendo um grande investimento no Congresso do ano que vem. “A gente acredita no potencial de Salvador e 2023 vai ser um ano de um investimento maior ainda, de mais gente engajada no sucesso deste evento”, afirma Andrade. Ele diz acreditar que existe um propósito maior para que a equipe organizadora entregue um resultado positivo do Congresso. “E isso tanto para a indústria que irá ao evento quanto para o palestrante, bem como para a família que irá junto com o congressista, portanto estamos muito felizes e com as melhores expectativas possíveis”, completa.

Andrade revela que pelo fato do Congresso de 2023 ser na Bahia, existe normalmente uma grande adesão do povo baiano. “Se a gente tivesse a presença só dos baianos por si só, já seria um grande Congresso, mas como o Amilton falou, nós temos uma malha aérea muito fácil, muito confortável, o nordeste inteiro vai estar presente”, aponta, destacando que não só o norte-nordeste, mas pessoas de todas as regiões do Brasil são muito aguardadas para o evento. “E pelo calor, pelo acolhimento, por essa hospitalidade do povo baiano, acredito que Salvador será marcado por um evento de grande sucesso para todos os oftalmologistas presentes”, aposta o médico.

Dr. Newton Andrade Jr

A grade científica, segundo Andrade, já está começando a ser formada. “Nós já temos os coordenadores de cada área, o CNNO é um Congresso que, embora seja pequeno, vamos trazer muita inovação. Por exemplo, este ano, pela primeira vez, teremos um coordenador de Wet Labs, que tentará trazer temas que sejam pertinentes para as diversas demandas da oftalmologia”, esclarece, pontuando que haverá uma sessão voltada somente para inovação. “Dessa forma, vamos trazer realmente tudo o que é novidade sobre o que está acontecendo este ano e do que irá acontecer daqui para frente até o Congresso, portanto é um evento que além do que a gente já vem normalmente reciclando, haverá muitas novidades científicas”, revela.

 

Ainda sobre a parte científica, Sampaio afirma que o CNNO 2023 dará oportunidade a várias Sociedades de subespecialidades da oftalmologia. “É um Congresso geral de oftalmologia, mas daremos oportunidade a várias subespecialidades de participarem, com sua programação especifica”, comenta, salientando que, além das especialidades maiores, como catarata, glaucoma, córnea, haverá a oportunidade dos representantes das subespecialidades menores formarem a sua grade de apresentações. “Cada subespecialidade da oftalmologia terá a sua programação científica especifica e também participará na parte de Wet Lab e cursos, cada qual em sua área de atuação”, conclui o especialista.

 

Saiba mais sobre as novidades da sociedade e do evento através do site: https://snno.com.br/

 

 

Compartilhe esse post