O oftalmologista Emílio Suzuki assumiu a presidência da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG) para a gestão 2024/2025. A proximidade do médico com a SBG começou quando Carlos Akira, então presidente da entidade, pediu ajuda para reestruturar o site. Mais tarde, Suzuki se tornou tesoureiro adjunto e depois secretário geral. “Assim fui criando vínculo com a sociedade, o que me faz sentir preparado para ocupar esse posto tão importante”, diz.
Uma das prioridades do médico durante a sua gestão é tornar a entidade cada vez mais inclusiva e isso envolve explorar diversas frentes, como ampliar os canais de comunicação – inclusive com pacientes, e aprimorar a educação continuada. Nos próximos dois anos, Suzuki quer trabalhar primeiro a questão de inclusão, levando mais pessoas para perto da SBG.
Um dos caminhos para isso, por exemplo, foi mapear todos os estados da federação e ter um representante da SBG em cada um deles. “Isso é muito importante porque há estados que ficam muito longe dos grandes centros e ter uma pessoa de apoio que possa nos representar, trazer as dificuldades locais e também levar as nossas informações, será de grande valia”. Essa estratégia poderá melhorar o acesso ao tratamento e aos cuidados com o glaucoma, fator que representa um desafio significativo para muitos brasileiros.
“Temos um compromisso muito importante de fornecer informações a todo o público de interesse e de ser um canal de orientação e apoio também ao paciente porque representamos a sociedade da principal causa de cegueira irreversível do mundo”, pontua Suzuki.
Outro ponto importante da sua gestão se refere a aproximar os jovens da SBG. “Com a alta prevalência de glaucoma na população, precisamos ter residentes especialistas em glaucoma. Além dos cursos já bem estabelecidos no Brasil, uma das nossas metas é contribuir para a educação dos nossos médicos”, diz.
Educação e conscientização
A educação e a conscientização sobre o glaucoma são fundamentais para o diagnóstico precoce e o tratamento eficaz. No sentido de ampliar o acesso à informação sobre a doença entre os profissionais de saúde e a população em geral, a sociedade lançou no Spotify dois podcasts diferentes.
Para os oftalmologistas, o podcast SBG Oficial abordará, por exemplo, inovações que ainda não estejam disponíveis na literatura. “Para explorar temas muito recentes teremos convidados e experts que poderão traçar diretrizes e explicar melhor assuntos que sejam mais polêmicos. E a pessoa poderá acessar essa forma de educação enquanto está no trânsito, na academia ou durante uma caminhada”. O primeiro episódio do podcast teve como convidado Emílio Suzuki que contou sobre seus planos à frente da entidade.
Ainda sobre educação continuada, a sociedade voltará a editar uma revista própria e está desenhando um calendário de eventos para 2024, como o Glaucoma Summit, que acontecerá dias 14 e 15 de junho.
O outro podcast, o SBG Dicas e Informações sobre Glaucoma, é voltado para a população de forma geral. “Quanto mais informação o paciente tiver, melhor para ele e para seus familiares. E o podcast também ajuda a provocar o paciente a procurar um médico, que estará preparado para atendê-lo e para esclarecer todas as suas dúvidas. É uma maneira de abordagem simples e fácil de levar informação”, comenta.
“Eu e toda a diretoria da SBG estamos muito empolgados em fazer parte da gestão da sociedade nestes dois anos e estamos abertos a ideias e sugestões. Queremos, realmente, estar mais próximos de nossos colegas e de toda a população, atendendo às suas demandas dentro da nossa capacidade”, conclui Suzuki.