Tempo de leitura: 4 minutos
O 7º ano do estudo demonstrou que as crianças que utilizaram as lentes de contato MiSight 1 day não tiveram retrocesso no tratamento (rebote), ou seja, a desaceleração da miopia alcançada nos seis anos anteriores se manteve em todos os pacientes envolvidos no estudo.
 
A CooperVision anunciou as conclusões do estudo clínico referente às lentes de contato MiSight 1 day, que foi realizado ao longo de sete anos. Os dados mostram que, um ano após o fim do tratamento, não houve nenhum indício de efeito rebote, o que comprova a sua eficácia.1,2 Esse foi o estudo mais longo do mundo sobre lentes de contato gelatinosas para o controle da miopia.
 
Foi observado um grupo que utilizou as lentes de contato MiSight 1 day durante seis anos e o grupo controle, que começou utilizando uma lente de contato convencional de uso diário e a partir do terceiro ano do estudo passou também a utilizar a MiSight 1 day.3 “Os dados mostram que há grande potencial para conter a progressão da miopia infantil. Crianças de diferentes idades e com diferentes níveis de miopia conseguem ter um excelente resultado”, comentou Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision Brasil.
 
A mais recente análise de dados vai ainda mais longe ao demonstrar que as lentes MiSight 1 day proporcionam um efeito de tratamento proporcional altamente desejado para o controle da miopia. O crescimento anormal do comprimento axial abrandou em média 50% em todas as idades testadas (8 a 17 anos)4.
 
No sétimo ano do estudo, os participantes passaram das lentes MiSight 1 day para lentes de contato monofocais para avaliar se o controle da progressão da miopia seria mantido. A progressão aconteceu apenas nos níveis considerados “normais para a idade” e não a uma taxa de “recuperação” acelerada, que anularia as melhorias anteriores no controle da miopia. Isso indica que não houve efeito rebote.
 
“Considerando que a miopia infantil progride mais rapidamente em crianças mais novas5, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores podem ser os benefícios. A CooperVision tem o propósito de contribuir para um futuro no qual as crianças se tornem adultos com uma melhor saúde ocular e os dados obtidos através deste estudo clínico mostram que estamos no caminho certo, e isso é extremamente gratificante. Agora temos a missão de levar essa informação para o maior número de profissionais possível, para que o tratamento possa ser disponibilizado para um maior número de crianças”, explica Cespi. 
 
As lentes de contato MiSight 1 day são as primeiras e únicas lentes de contato gelatinosas aprovadas pelo FDA para desacelerar a progressão da miopia em crianças de 8 a 12 anos no início do tratamento. Em agosto, receberam a aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA) para se tornar o primeiro produto indicado de qualquer tipo que pode reduzir a progressão da miopia.
 
Os dados da pesquisa foram divulgados no encontro anual da Academia Americana de Oftalmologia. Para mais informações, acesse o site oficial da CooperVision.
 

Isenção de responsabilidade: A estabilidade do efeito de redução da miopia 1 ano após o tratamento está sendo avaliada em um estudo pós-aprovação nos EUA como condição de aprovação da MiSight 1 day pela FDA.
 
Dados preliminares de estudos internacionais demonstram que, em média, para crianças que descontinuaram o tratamento entre os 14 e 19 anos, após 3 ou 6 anos de utilização das lentes MiSight 1 day, o crescimento ocular reverteu para as taxas de progressão míope médias esperadas para a sua idade.
Indicações de utilização nos EUA: As lentes de contacto gelatinosas de utilização diária MiSight 1 day (omafilcon A) são indicadas para correção da ametropia miópica e para retardar a progressão da miopia em crianças com olhos sãos, que, no início do tratamento, têm entre 8 e 12 anos e uma refração de -0,75 a -4,00 dioptrias (equivalente esférico) com d”0,75 dioptrias de astigmatismo. As lentes devem ser descartadas depois de retiradas.
 
Em comparação com uma lente monofocal de substituição diária durante um período de 3 anos. Adaptadas entre 8 e 12 anos de idade no início do tratamento.
Indicações de uso: As lentes de contato MiSight 1 Day (omafilcon A) gelatinosas (hidrofílicas) de descarte diário são indicadas para a correção da miopia e para desacelerarem a sua progressão em crianças com olhos saudáveis que, no início do tratamento, tenham entre 8 e 12 anos de idade e uma refração de -0,75 a -4,00 graus (equivalente esférico) com d”0,75 grau de astigmatismo. As lentes devem ser descartadas após cada remoção. 
 
Referências Bibliográficas
1. Chamberlain P, Arumugam B, et al. Myopia Progression on Cessation of Dual-Focus Contact Lens Wear: MiSight 1 day 7-Year Findings. Optom Vis Sci 2021;98:E-abstract 210049.
2. Hammond D, Arumugam B, et al. Myopia Control Treatment Gains are Retained after Termination of Dual-focus Contact Lens Wear with No Evidence of a Rebound Effect. Optom Vis Sci 2021;98:E-abstract 215130.
3. Arumugam B, Chamberlain P, Bradley A et al. The Effects of Age on Myopia Progression with Dual-Focus and Single Vision Daily Disposable Contact Lenses. OptomVis Sci 2020;97(E-abstract):205340, AAO 2020 Poster.
4. Arumugam et al. Modelling age effects of myopia progression for the MiSight 1 day clinical trial. ARVO 2021.
5. Chua, Sharon & Sabanayagam, Charumathi & Cheung, Yin-Bun & Chia, Audrey & Valenzuela, Robert & Tan, Donald & Wong, T-Y & Cheng, Ching-yu & Saw, Seang-Mei. (2016). Age of onset of myopia predicts risk of high myopia in later childhood in myopic Singapore children. Ophthalmic and Physiological Optics. 36. 388-394. 10.1111/opo.12305

Fonte: CDI Comunicação

Compartilhe esse post