A manhã desta sexta-feira começou com uma importante ação social realizada durante o XII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Oftalmologia. A iniciativa é fruto de uma parceria da SBO, da Secretaria de Saúde do Município de Belo Horizonte, da EssilorLuxottica e do Instituto Ver e Viver (braço social da empresa que apoia o evento).
De acordo com Hissa Tavares, uma das presidentes do congresso e oftalmologista responsável pela ação social no evento, foram cadastradas 125 crianças, que foram pré-triadas e encaminhadas pelas escolas em que estudam. “Aqui vamos dilatar a pupila, fazer o exame refracional e examinar o fundo de olho. As que precisarem só dos óculos, os prescrevemos e eles serão entregues na Secretaria de Saúde daqui a um mês – e de lá serão distribuídos para as escolas. As crianças que precisarem de acompanhamento, que têm alterações de fundo de olho, por exemplo, serão encaminhadas para a Secretaria da Saúde para o tratamento necessário”, pontuou. O projeto também contou com apoio do Mercado Central, que ofereceu lanches para as crianças pós-atendimento.
Hugo Grimaldi, diretor da área de instrumentos e da área médica da EssilorLuxottica, conta que a empresa já participava dessas ações com o fornecimento de óculos e lentes e que ampliou sua atuação levando os equipamentos da divisão de instrumentos. “Assim apoiamos o ciclo completo, desde a triagem, os exames, até a entrega dos óculos. Essas ações são importantes e ficamos energizados de poder contribuir”, comenta. Fernanda Alcântara, responsável pelas ações de filantropia do Instituto Ver e Viver, diz que nesta edição do evento serão entregues armações e lentes de empresas parceiras. “Nós fomentamos essas ações nos congressos, fazemos parcerias com empresas locais e organizamos para que as crianças recebam os óculos gratuitamente”, conclui.