Dias quentes e noites frias associados ao tempo seco predispõem ao resfriado e gripe que entopem o nariz. Pior: em tempo de pandemia o uso indiscriminado de medicamentos de venda livre aumentou. A proteção à saúde se transformou numa neurose. O uso de descongestionante por conta própria no Brasil é de 15% segundo levantamento do ICTQ (Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade) .
O problema é que muitas pessoas exageram no uso de descongestionante nasal e ao contrário do que possa parecer as gotinhas não são inofensivas .Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto do Instituto Penido Burnier todo remédio para nariz, independente da substância ativa, contrai os vasos do corpo inteiro e é por isso que alivia o nariz entupido.
“O problema é que a medicação provoca inflamação nas paredes internas das narinas, o efeito passa rápido e para diminuir o desconforto é necessário pingar o remédio em intervalos cada vez menores”, afirma.
Por isso, alerta, pode piorar o glaucoma, maior causa de perda definitiva da visão que afeta cerca 2% da população segundo o CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia).
Efeito nos olhos
Queiroz Neto explica que o glaucoma dificulta o escoamento do humor aquoso, líquido que preenche o globo ocular. Isso leva ao aumento da pressão interna do olho. “Há evidências de que só a elevação da pressão intraocular não é suficiente para provocar a morte das células ganglionares da retina e seus axônios, as fibras do nervo óptico que levam a perda da visão periférica no glaucoma” afirma.
Também contribui com a progressão da doença a baixa perfusão ocular, ou seja, a menor circulação sanguínea, de humor aquoso e medicamento, salienta. “É por isso que ao contrair todos os vasos do corpo, inclusive do globo ocular, o uso prolongado de descongestionante nasal piora o glaucoma”, destaca. Isso explica porque algumas pessoas que usam corretamente os colírios antiglaucomatosos têm progressão da perda visual”.
Quem deve estar atento
O oftalmologista ressalta que os principais grupos de risco para desenvolver o glaucoma são os portadores de alta miopia, diabetes, quem tem mais de 40 anos. córnea fina, já passou por trauma ocular ou possui familiares com a doença. Por prevenção, afirma, estes grupos devem fazer exame de vista periodicamente. Isso porque, é necessário perder mais de 40% dos axiomas do nervo óptico para que a redução do campo de visão seja percebida e o custo do tratamento é três vezes maior quando a doença já está em estágio avançado.
A dica do médico para aliviar o nariz entupido é higienizar com soro fisiológico de manhã e à noite. Não desaparecendo o sintoma recomenda consultar um otorrino para descobrir a causa. Isso porque, além de agravar o glaucoma, o uso de descongestionante pode causar hipertensão arterial e doenças cardíacas.
Colírio gratuito
Queiroz Neto afirma que tanto os colírios como as medicações orais para glaucoma são distribuídos gratuitamente nas farmácias de alto custo. Para ter acesso é necessário apresentar cópia do CSN (Cartão Nacional de Saúde) que pode ser retirado no centro de saúde mais próxima da residência do requerente, laudo preenchido pelo médico, receita em duas vias, termo de consentimento do paciente, cópias do RG, CPF e comprovante de residência. Os modelos tanto do laudo médico como do termo de consentimento encontram-se disponíveis nos sites das secretarias de saúde de cada cidade. A liberação demora de 14 a 45 dias.
Fonte: