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Você mesmo, enquanto lê esse material, pode sentir vontade de dar uma checada nas suas redes sociais. Não à toa, elas são fundamentais para que oftalmologistas sejam encontrados por novos pacientes e construam uma boa reputação online. 
Esperamos que você faça bom proveito desse guia e inicie ou aprimore seu perfil profissional nas redes sociais.
Boa leitura!
Porque os oftalmologistas devem estar nas redes sociais
Até o início de 2021, haviam 4,2 bilhões de usuários ativos nas redes sociais em todo o mundo. No Brasil, esse número é de 150 milhões, correspondendo a 75% da população, com uma média de 3,4 horas por dia passadas navegando pelas redes. Ou seja, estamos cada vez mais nos relacionando, entretendo e informando pela internet. Por isso, é natural que utilizemos essas plataformas também para realizar compras e procurar serviços – inclusive quando precisamos consultar um oftalmologista.
A estimativa é de que sejam feitas 70 mil pesquisas relacionadas à saúde por minuto no Google, e se “o artista vai aonde o povo está”, o mesmo deve ser feito pelos oftalmologistas que desejam se estabelecer como autoridade na área para um determinado público e construir um relacionamento com possíveis futuros pacientes. Confira porque as redes sociais podem ser um recurso importante:
Maior alcance:
Quantas são as oportunidades que você tem de estabelecer contato direto com centenas ou milhares de pessoas? Como falamos anteriormente, a maioria dos brasileiros está nas redes sociais e grande parte deles pode ter interesse no que você tem a dizer. Compartilhe seus conhecimentos, dê dicas importantes sobre saúde ocular, mostre os bastidores do seu consultório e logo seu perfil será visualizado por muito mais pessoas do que você alcançaria de outras formas.
Público segmentado:
Ao mesmo tempo em que as redes sociais são uma vitrine para o mundo todo, as pessoas costumam seguir e interagir com perfis com os quais se identificam ou que abordam temas de seu interesse. É um universo amplo – mas separado por nichos. 
Com conteúdos de valor e uma comunicação pensada nos público-alvo, é natural que o perfil dos seguidores deixe de ser amplo e variado para se segmentar em um grupo com características semelhantes.  Por isso, se você é, por exemplo, um oftalmologista pediátrico, é bem possível que aos poucos os seus seguidores sejam majoritariamente pais buscando se informar melhor sobre a saúde dos seus filhos. Com isso, os seus esforços são direcionados a quem realmente tem interesse na especialidade e que tem mais chances de vir a se tornar um paciente.
Credibilidade:
Como já dissemos,  são feitas cerca de 70 mil pesquisas por minuto relacionadas à saúde no Google. O problema é que apenas um terço dos resultados costuma estar certo. 
Ao apresentar conteúdos de qualidade, mas de forma simples, que seja de fácil entendimento do público geral, o oftalmologista pode se destacar frente aos demais profissionais e se estabelecer como uma autoridade em sua área de atuação.
Contato direto com o público:
As redes sociais são fundamentadas em relacionamentos. Por isso, ao mesmo tempo que o médico oftalmologista tem a oportunidade de divulgar seu trabalho e conhecimentos para o público, tem também a possibilidade de receber seu feedback imediato. Além disso, é muito comum que interessados em agendar uma consulta procurem o profissional através de suas redes sociais para saber os valores e marcar seu horário. Ao fazer-se acessível e estabelecer essa interação respeitando as normas do Conselho Federal de Medicina, o médico tem mais chances de fidelizar seus pacientes.
O que diz o CFM sobre o marketing nas redes sociais
Apesar dos diversos benefícios que o uso das redes sociais traz ao oftalmologista, o profissional precisa ficar atento às orientações do CFM sobre o tópico para não correr riscos de sofrer qualquer penalização por infringir o código de ética.
Primeiramente, em qualquer conteúdo do oftalmologista relacionado à saúde deve constar seu nome e registro no CRM e RQE. Em caso da divulgação ser feita em nome de um estabelecimento de saúde, como clínica ou hospital, deve constar também o número de registro assim como as informações do diretor técnico.
Sobre as ações ligadas à publicidade dos serviços médicos, o código de ética contém um capítulo dedicado ao tema. Veja o que é vetado ao oftalmologista:

Art. 111

Permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos, em qualquer meio de comunicação de massa, deixe de ter caráter  exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade.

Art. 112

Divulgar informação sobre assunto médico de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico.

Art. 113

Divulgar, fora do meio científico, processo de tratamento ou descoberta cujo valor ainda não esteja expressamente reconhecido cientificamente por órgão competente.

Art. 114

Anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina.

Art. 115

Participar de anúncios de empresas comerciais, qualquer que seja sua natureza, valendo-se de sua profissão.

Art. 116

Apresentar como originais quaisquer ideias, descobertas ou ilustrações que na realidade não o sejam.

Art. 117

Deixar de incluir, em anúncios profissionais de qualquer ordem, seu nome, seu número no Conselho Regional de Medicina, com o estado da Federação no qual foi inscrito e Registro de Qualificação de Especialista (RQE) quando anunciar a especialidade.

Além dos tópicos diretamente relacionados à publicidade, alguns outros princípios do código devem ser levados em consideração no uso das redes sociais:
  • O artigo 14, da seção sobre responsabilidade profissional, proíbe a prática ou indicação de atos médicos desnecessários ou proibidos pela legislação vigente. Ou seja, o oftalmologista não pode divulgar tratamentos que ainda não são autorizados, mesmo aqueles que estão sendo testados ou estejam aguardando aprovação.
  • O artigo 75, a respeito do sigilo profissional, impede a divulgação de imagens que permitam a identificação dos pacientes, sejam em anúncios ou divulgação de assuntos médicos, mesmo com a autorização do paciente. Então, caso seja necessário usar uma imagem real para ilustrar algum conteúdo nas redes sociais, lembre-se de editar a foto de forma a impedir o reconhecimento. Atenção! Também são proibidas as imagens de antes e depois.
  • Por fim, um dos princípios fundamentais do médico é “zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão . Umas das formas de cumprir essa orientação é manter o decoro profissional, evitando situações degradantes ou que exponham o profissional ao ridículo. Por isso, o oftalmologista deve ter cuidado ao embarcar nas tendências das redes sociais, como dancinhas e dublagens, para evitar infringir o código. 
 
Quais as principais redes sociais em que o oftalmologista deve estar?
Em meio a tantas plataformas, pode ser difícil para o oftalmologista decidir em qual ter um perfil profissional. Elencamos as principais, tendo como critérios:
1. A quantidade de usuários de acordo com o último levantamento da agência We Are Social.
2. As possibilidades de uso e formatos de conteúdo que mais se adequam à especialidade e ao que recomenda o código de ética.
A lista está elencada de acordo com a porcentagem de brasileiros usuários de internet entre 18 e 64 anos que as utilizam. Confira:
YouTube (96,4%): 
O YouTube é a principal rede social de vídeos online – e a que mais consome tempo dos usuários também. Em média, eles passam 26,3 horas por mês na plataforma, consumindo os mais diversos conteúdos. Para os oftalmologistas, os vídeos explicativos sobre saúde ocular são a chave para o sucesso.
Mas atenção: como essa é uma plataforma exclusiva de vídeos, o tempo de dedicação para manter o perfil atualizado é maior, o que pode ser difícil de encaixar na sua rotina profissional. Antes de criar seu canal, certifique-se de ter ajuda ou tempo o suficiente para produzir os vídeos.
Facebook (89,8%):
Mesmo que a taxa de crescimento do Facebook tenha diminuído comparada a outras plataformas, a rede social ainda é muito expressiva. Isso porque ela é bastante versátil, com diversas funcionalidades, e abrange um público de diversas idades.
Além dos textos, imagens e vídeos que podem ser publicados no feed, um recurso bem valioso são os grupos. Pense em um oftalmologista especialista em ceratocone. Ao entrar em um grupo que reúne pessoas com o problema, é possível participar das discussões, agregando o seu conhecimento especializado sobre a doença.
Para quem deseja utilizar o Facebook profissionalmente, o recomendado é criar uma página e não um perfil. Dessa forma, você consegue ter acesso a dados de público e desempenho de suas publicações, além de poder fazer anúncios.
Instagram (86,3%):
O Instagram começou como uma plataforma para publicação de imagens quadradas. Mas hoje é muito mais do que isso. Inclusive, o chefe da empresa anunciou em 2021 que ela deve deixar de ser uma rede social de fotos para focar em vídeos e entretenimento. 
São diversas as possibilidades de conteúdos: fotos, vídeos curtos e longos, interações com o público, etc& No IGTV, você pode compartilhar vídeos mais longos e explicativos. No Reels, aposte em vídeos mais dinâmicos e objetivos. 
E a palavra-chave dessa rede social é a humanização: além de compartilhar informações sobre a sua especialidade, traga também um pouco do dia a dia no consultório, seus estudos, participações em eventos da área e use as ferramentas dos stories para interagir com o público.
TikTok (47,9%):
Cada vez mais popular, o TikTok foi o app mais baixado em 2020 no Brasil. Ele é amplamente utilizado por crianças, adolescentes e  jovens adultos. Por isso, é importante conhecer a faixa etária do seu público-alvo antes de considerar ingressar nessa rede.
Além disso, os oftalmologistas devem tomar cuidado com a exposição na plataforma, pois, apesar de muito populares, os challenges, dancinhas e dublagens podem trazer problemas ao médico. Alguns conselhos regionais já se manifestaram considerando essas publicações como indecorosas e as caracterizando como falta de ética. 
O humor e a descontração não devem ser deixados de lado. Eles dão leveza ao conteúdo e humanizam a sua presença digital. Mas é preciso buscar o equilíbrio. Trabalhe com conteúdos como mitos e verdade, dicas de saúde e responda dúvidas, sempre tomando cuidado com as músicas ou efeitos que utilizar.
LinkedIn (42,6%):
Essa é uma rede social originalmente voltada para contatos profissionais, mas é útil também para oftalmologistas que querem reunir em um só lugar suas experiências acadêmicas e profissionais de forma organizada e que pode ser facilmente vista por seus seguidores. Ou seja, se um paciente visita seu perfil no LinkedIn, ele consegue visualizar o seu histórico e ter informações mais seguras sobre sua atuação médica.
Além disso, entre todas as redes sociais que citamos aqui, é nessa em que os “textões são mais comuns. Logo, esse é o lugar certo para você compartilhar sua análise de casos ou sobre novos achados da área, além de compartilhar links e iniciar discussões.
Escolhendo a melhor rede social para você
O oftalmologista pode ter um perfil em todas essas redes sociais ou apenas em uma. Na hora da escolha, o que importa é levar em consideração o que pode ser estrategicamente vantajoso para você, assim como o tempo que você tem disponível para se dedicar às publicações e a interagir com o seguidores.
Conheça, a seguir, alguns fatores que o oftalmologista deve analisar na hora de decidir em que rede social ter um perfil profissional.
  • Conheça a sua persona: A persona é a personificação do seu paciente ideal. Para criá-la, você deve entender quem é o seu público, quais seus hábitos online, em que redes está presente e que tipos de conteúdos lhe interessa. Assim, você saberá quais as melhores plataformas para concentrar seus esforços.
  • Analise outros médicos: Além de entender em que redes sociais eles se relacionam com o público, essa avaliação também contribui para sua estratégia de conteúdo e para entender como fazer um bom trabalho e se diferenciar.
  • Não se comprometa com mais do que você pode lidar: Como dissemos anteriormente, um ponto importante para escolher a rede social é saber quanto tempo você pode dedicar a ela. A regularidade dos conteúdos é um fator importante para alcançar mais pessoas. Por isso, é melhor estar em apenas uma, mas com presença constante, do que em todas e passar semanas sem publicar.
Montando sua estratégia
Agora que já ficou claro a importância das redes sociais para os oftalmologistas e você já sabe como decidir em qual delas criar um perfil profissional, é hora de entender como tirar o melhor proveito dessas ferramentas e construir um bom relacionamento com seu público.
Planejamento 
“Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”, escreveu Lewis Carroll. No entanto, é necessário ter um objetivo – e planejar como alcançá-lo – para que o trabalho do oftalmologista nas redes sociais gere resultados.
Objetivo: O primeiro passo para iniciar o seu planejamento de conteúdo é determinar qual seu objetivo com a presença nas redes sociais.  A partir desse ponto, é mais simples definir quais os conteúdos mais adequados para atingir suas metas. Abaixo, os principais objetivos para oftalmologistas nas redes sociais:
  1. Fortalecer a sua marca profissional;
  2. Estabelecer um canal de comunicação com o público;
  3. Educar seus seguidores sobre saúde ocular.
Calendário editorial: Uma forma bastante eficaz de manter a constância de publicações é definir antecipadamente os conteúdos e distribuí-los dentro de um calendário mensal, quinzenal ou semanal.  Assim, você não corre o risco de esquecer e ter de pensar em algum tema em cima da hora. Alguns pontos importantes para definir seu calendário editorial são:
  1. Frequência: Estabeleça dias e horários para suas publicações. Não é necessário publicar conteúdo aprofundado e inédito todos os dias no feed (recomendamos 3 vezes por semana, no mínimo). 
  2. Formatos: Quando montar seu calendário editorial, já pense nos formatos de cada conteúdo. As plataformas tendem a conceder maior alcance aos perfis que usam todas as ferramentas disponíveis. Então varie entre imagens, vídeos, publicações em carrossel (sequência de fotos) e interações com o público.
  3. Pense em “quadros fixos de conteúdo: Por exemplo, toda quinta-feira você responderá as dúvidas dos seguidores nos stories no Instagram. Ou uma live às terças-feiras com a presença de um outro colega para conversar sobre determinado problema ou condição relacionada à saúde ocular.  Dessa forma, você estabelece um compromisso semanal com os seguidores para o qual eles podem se programar.
Produção de Conteúdo
Um conteúdo bem elaborado para as redes sociais é aquele que capta a atenção do público, é direto ao ponto e de fácil entendimento. Confira nossas dicas:
  1. Imagens: Produza um banco de imagens (estáticas ou vídeos) próprio, com registros seus no consultório, manipulando os equipamentos para exames, explicando como eles funcionam, etc& E, sempre que possível, faça registros do seu dia a dia. O público costuma engajar mais com conteúdos que mostrem a realidade.
  2. Linguagem: Assim como nas imagens, busque ser o mais próximo do que você é na vida fora das redes sociais quando for escrever um conteúdo ou gravar um vídeo. Lembre-se também de ser claro e usar uma linguagem simplificada – evite os jargões médicos!
  3. Hashtags: Em redes sociais como Instagram, LinkedIn e TikTok elas são muito importantes, pois ajudam o público a chegar no seu conteúdo. Utilize hashtags relacionadas à saúde ocular e também sobre o tópico que você está apresentando na publicação.
  4. Dica de ouro: Reserve um período na semana para preparar todos os conteúdos da semana seguinte de uma única vez para evitar qualquer imprevisto.
Interações
Não basta apenas publicar, sair da plataforma e esperar que seu conteúdo atinja muitas pessoas. Por se tratar de um ambiente que foca no relacionamento entre os usuários, as redes sociais favorecem aqueles que mais utilizam as formas de interação disponíveis. Por isso, lembre-se sempre de responder suas mensagens, comentários e também de curtir e comentar as publicações de outras contas. 
Utilize, também, as ferramentas disponíveis para esse objetivo: enquetes, caixas de perguntas, abra espaço para que o público envie dúvidas, etc.
Por fim, reserve alguns momentos de seu dia para verificar as mensagens diretas. Quando se tratam de dúvidas, como valor da consulta ou detalhes sobre algum conteúdo, quem enviou espera um retorno rápido. Estar disponível e mostrar-se prestativo nesse canal contribui para fortalecer o relacionamento. 
Análise de resultados
O oftalmologista deve analisar continuamente os resultados que obtém com as redes sociais para entender os tipos de conteúdo que têm um melhor retorno dos seguidores e repensar sua estratégia, caso haja necessidades. 
Nem só de likes vive um perfil nas redes sociais. Muito pelo contrário. As curtidas são chamadas de “métricas de vaidade”, porque não medem o real impacto de um conteúdo. É claro que um conteúdo com muitas curtidas é sinal de que você acertou, mas elas sempre devem ser analisadas junto a outros indicadores para ajudar na hora de tomar decisões.
Conheça os principais indicadores das redes sociais:
  • Alcance: Mostra a distribuição do seu conteúdo no feed de usuários, ou seja, quantas pessoas viram sua publicação.
  • Engajamento: Refere-se ao nível de envolvimento dos seguidores com o post, como a quantidade curtidas, comentários, compartilhamentos e salvamentos. Quanto mais outros usuários interagirem com seu conteúdo, mais a rede social vai entender que esse é um material que vale a pena mostrar a mais pessoas, aumentando o seu alcance.
  • Aumento de seguidores: De certa forma, o número de pessoas que seguem seu perfil nas redes sociais também pode ser considerado uma métrica de vaidade. Mas esse dado demonstra se mais pessoas se sentem atraídas pelo seu conteúdo e estão dispostas a se envolver com ele.
  • Conversão: Chamamos de conversão quando um usuário de redes sociais adquire um produto ou serviço por conta dos conteúdos que acompanha. No caso do oftalmologista, a conversão seria o agendamento de uma consulta. Inclua no formulário de agendamento como o paciente chegou até você e analise se as redes sociais estão gerando resultados nesse sentido.
Acompanhando esses dados, é possível entender as publicações que mais incentivam o engajamento dos seus seguidores e também quais os pontos da sua estratégia necessitam mais atenção.
Dê o primeiro passo!
A construção de um perfil profissional nas redes sociais não tem receita pronta. As dicas que trouxemos neste material vão sim lhe ajudar a dar o primeiro passo, mas é necessário acompanhar os resultados e se adaptar conforme a necessidade. 
Não espere para começar apenas quando achar que tem a estratégia perfeita em mãos. Comece agora e descubra, por tentativa e erro, como você pode melhor se expressar e se relacionar com os pacientes nas redes sociais. Esperamos que esse e-book contribua para seu sucesso!

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