Tempo de leitura: 2 minutos

Entre os dias 25 e 30 de junho, Gustavo Rosa Gameiro, doutorando do programa de pós-graduação em oftalmologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), sob orientação dos docentes Paulo Schor e Tammy Osaki, participará do 72º Lindau Nobel Laureate Meeting que acontecerá em Lindau, na Alemanha.

Gameiro faz parte de um seleto grupo de 635 jovens cientistas de todo o planeta que foram selecionados para participar do evento anual que reúne os mais promissores pesquisadores do mundo e ganhadores do Prêmio Nobel. A edição deste ano será dedicada à Fisiologia/Medicina e 40 vencedores do Nobel já confirmaram presença. Durante o encontro, os participantes terão a chance de assistir a palestras, a painéis de discussão, e também trocar experiências com os laureados do Nobel e com outros jovens cientistas.

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Gameiro tem especialização em Educação na Saúde também pela USP. Atualmente, é aluno de doutorado do departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Escola Paulista de Medicina – EPM/Unifesp, e Jr Faculty do curso de especialização em Educação na Saúde do Cedem-FMUSP, além de jovem líder da Academia Nacional de Medicina. Ele também realiza pesquisas em demografia médica em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP e em educação médica no Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem-FMUSP).

Para participar do Lindau Nobel Laureate Meeting, os cientistas são escolhidos pelas academias nacionais com base em critérios pré-estabelecidos pela Fundação Lindau e, no Brasil, esta tarefa cabe à Academia Brasileira de Ciências (ABC). As indicações são feitas por membros titulares e depois julgadas por uma comissão composta por outros titulares que não participaram da indicação de candidatos.

Os outros jovens cientistas brasileiros escolhidos para participar do encontro com os laureados na Alemanha este ano são Francisco Isaac Fernandes Gomes, graduado em odontologia pela Universidade Federal do Ceará e mestre em farmacologia pela Universidade de São Paulo (USP); Júlia Teixeira de Castro, graduada em biomedicina e mestre em bioquímica e imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursando doutorado em imunologia básica e aplicada na Universidade de São Paulo (USP); Thomaz Pinoti Barbosa, graduado em biologia com mestrado em genética pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursando doutorado em genética na Universidade de Copenhagen (Dinamarca); e Taíssa de Matos Kasahara, graduada em biomedicina e mestre em genética e biologia molecular pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e doutora em microbiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Fontes: Unifesp, Academia Brasileira de Ciências e Lindau-Nobel.org

Compartilhe esse post