A lente intraocular monofocal Tecnis Eyhance, da Johnson &Johnson Vision, ganhou o Red Dot Design Award na categoria design de produto. Essa é uma das principais premiações de design do mundo e é dividida em três categorias: design de produto; de comunicação; e design concept.
O prêmio é concedido por um júri internacional formado por 50 especialistas que, anualmente, analisa, testa e avalia as soluções mais criativas em diversos setores, como moda, acessórios, eletroeletrônicos, veículos, eletrodomésticos e móveis. Os produtos selecionados pelo júri Red Dot para ganhar o prêmio podem ser esteticamente atraentes, funcionais, inteligentes ou inovadores, mas o que todos eles têm em comum é seu excelente design.
No site da premiação, a equipe do Red Hot aponta os motivos que levaram a lente monofocal a levar o troféu. Segundo o site, Essa lente fornece qualidade de visão nítida, mantendo a correção da aberração esférica, bem como um alto contraste de imagem em condições de pouca luz durante a noite e o dia. “O design engenhoso dessa lente intraocular melhora significativamente a visão dos pacientes e, portanto, sua qualidade de vida”, apontou o júri do Red Dot.
Globalmente, a J&J Vision já vendeu mais de três milhões de unidades da LIO Tecnis Eyhance. A lente foi desenvolvida para atender às necessidades de pacientes após a cirurgia de catarata que normalmente ainda precisam de óculos para ver a distâncias médias. De acordo com a companhia, a lente resolve esse problema com uma nova superfície que oferece um aumento contínuo do poder de refração da borda para o centro da lente. Isso amplia ligeiramente a profundidade de foco e cria um contraste de imagem mais alto com pouca luz.