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As redes sociais podem ser um terreno ainda incerto para os oftalmologistas. Com a falta de tempo imposta pela rotina intensa e até mesmo o temor de infringir as normas estabelecidas pelo Conselho Federal de Medicina, muitos deixam de lado essa importante ferramenta de divulgação de seu trabalho. Mas o fato é que elas fazem cada vez mais parte do nosso dia a dia, influenciando nossa rotina, a forma de consumir conteúdo e também nossas escolhas. 
Diante desse momento de transformação digital pelo qual passamos, é preciso que os oftalmologistas percam o receio de usar as redes sociais e aproveitem todos os benefícios que elas têm a oferecer.  Para quem quer vencer essa barreira e estar ao alcance dos 150 milhões de brasileiros ativos nas redes sociais, a Universo Visual preparou um e-book para ajudar a entendê-las e como se posicionar diante dos seus seguidores.
A força das redes sociais
A pesquisa Digital 2021 Brazil, realizada pela agência We Are Social demonstra que 75% da população brasileira é ativa nas redes sociais. Bastante ativa. Nós, brasileiros, passamos uma média de 3,4 horas por dia navegando nas redes. Elas são, hoje, uma das nossas principais formas de relacionamento com outras pessoas, assim como ferramenta de entretenimento e busca de serviços.
Por conta disso, as redes sociais mudaram a relação médico-paciente. Hoje, ao sentir qualquer tipo de desconforto, é comum que o paciente busque primeiro informações no Google. São aproximadamente 70 mil pesquisas relacionadas à saúde feitas por minuto na plataforma. A fim de confirmar o diagnóstico, é preciso buscar um especialista, e é nessa investigação que surgem as redes sociais.
Ao encontrar o perfil de um oftalmologista que se posiciona bem nesses canais e divulga conteúdos que lhe dão autoridade e transmitem confiança da sua atuação profissional, o paciente se sente mais seguro de entrar em contato e agendar uma consulta. No setor varejista, o relacionamento via redes sociais impacta diretamente na decisão de compra de 77% dos brasileiros. E a tendência é que esse comportamento se replique cada vez mais na área da saúde. Por isso, é necessário que os oftalmologistas se adaptem a esse novo cenário, a fim de disseminar maior conhecimento a respeito das patologias oftalmológicas e estabelecer vínculos com os seguidores.
O que diz o CFM sobre o uso de redes sociais
Antes de criar o perfil profissional nas redes sociais, é importante que o oftalmologista inteire-se sobre o que diz o CFM a respeito da divulgação médica desses canais. O Código de Ética da profissão tem um capítulo reservado às normas de publicidade, que se aplicam às mídias sociais e cujos itens estão elencados no e-book que preparamos. Além disso, é preciso respeitar uma série de preceitos descritos em outras partes do documento, sobretudo relacionados à postura profissional, decoro e à privacidade do paciente. 
Dessa forma, é proibido qualquer tipo de sensacionalismo, divulgação de medicamentos ou técnicas que não sejam cientificamente comprovados, utilização de imagens de paciente (mesmo com autorização do mesmo), entre outros. No caso de descumprimento dessas normas, o oftalmologista pode ser denunciado ao CFM e, após a análise da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (CODAME), ser punido caso seja comprovada a infração. Em casos mais graves, existe o risco de perder a licença médica.
Então, ao desenvolver conteúdos para as redes sociais, o oftalmologista deve evitar a autopromoção. Em contrapartida, deve apostar em divulgar informações que foquem na educação e conscientização do público geral sobre temas relacionados à saúde ocular
O que você aprenderá com o e-book Guia de redes sociais para oftalmologistas
Com esse material, pretendemos auxiliar o oftalmologista que deseja iniciar sua jornada nas redes sociais. Explicamos os mecanismos desses canais  e como formular uma estratégia que contribua para aumentar a credibilidade e posicionar o especialista de maneira positiva na internet. Tudo de maneira simples, objetiva e fácil de adaptar à rotina profissional. Confira os tópicos abordados no e-book:
Porque o oftalmologista deve estar nas redes sociais
  • O que regula o CFM sobre publicidade médica nas redes sociais
  • Quais as principais redes sociais atualmente
  • Como escolher a melhor rede social para criar o seu perfil profissional
  • Como montar a sua estratégia de redes sociais, do planejamento à análise de resultados
Transforme sua presença digital
As redes sociais são cada vez mais influentes na rotina do brasileiro. E, apesar de não poder usá-las de forma tão livre quanto outros profissionais, o oftalmologista tem muito a ganhar utilizando o espaço para disseminar conhecimento e, dessa forma, divulgar seu trabalho
Além de ser mais um canal para exposição profissional, as redes sociais têm o diferencial de permitirem a interação direta com o público. Tal conexão cria uma maior familiaridade entre médico e paciente e dá a esse último uma maior segurança ao decidir qual oftalmologista consultar. 
Esperamos que o nosso Guia de redes sociais para oftalmologistas possa ajudar você durante essa jornada. Faça o download gratuito do material clicando aqui
E não esqueça de compartilhar com a nossa equipe nos comentários o que você achou do e-book assim como o seu perfil profissional nas redes sociais!

Fonte: Revista Universo Visual

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