Por Oscar DAmbrosio*
A obra “At The Optometrist”, de Norman Rockwell, publicada em 19 de maio de 1956, no The Saturday Evening Post. Constitui uma homenagem do artista não apenas aos oftalmologistas, mas a todos os médicos, porque mostra o extremo cuidado com que o profissional lida com uma criança.
Esse assunto, aliás, era característico do artista, sempre no sentido de apontar como a Medicina tem como de suas bases o respeito por qualquer paciente, ainda mais quando se trata de jovens que podem ter muito receio de conviver com um objeto tão simples como óculos, ainda mais quando seu sonho é ser, como indica a imagem, jogador de beisebol.
Cabe lembrar que a palavra “oftalmologia”, que significa “estudo do olho”, é uma especialidade da medicina que estuda e trata as doenças relacionadas ao olho, à refração e aos olhos e seus anexos. É atribuição do médico oftalmologista realizar cirurgias, prescrever tratamentos e correções para os distúrbios de visão.
Trata-se de um amplo universo, porque a área tem várias subespecialidades, como a oftalmopediatria, a plástica ocular, doenças orbitárias, doenças das vias lacrimais, o estrabismo, o glaucoma, a cirurgia refrativa, retina e córnea. Trata-se de um mundo de possibilidades profissionais, mas que nunca pode perder a delicadeza.
*Oscar DAmbrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
Fonte: Santa Casa de São Paulo