Uma ferramenta que tem sido aliada dos residentes de oftalmologia da University of Colorado durante os plantões são as câmeras fotográficas móveis, que permite aos que trabalham em ambientes hospitalares fazer avaliações mais abrangentes e eficientes dos pacientes.
As câmeras portáteis da marca Phelcom, também disponíveis no Brasil, são do tamanho de um smartphone e são equipadas com uma lente longa que traz imagens que contribuem para traçar uma avaliação inicial e facilitar o acompanhamento dos pacientes. Com o aparelho, os médicos supervisores também podem ter acesso à mesma imagem que o residente está vendo, confirmando um plano de tratamento ou acessando mais informações quando surge alguma dúvida.
O professor e presidente do departamento, Naresh Mandava, comentou em comunicado de imprensa que “a oportunidade de implantar uma tecnologia de imagem simples em um ambiente dinâmico de centro de atendimento tem o potencial de melhorar os resultados para os pacientes, bem como diminuir o tempo necessário para a consulta com colegas e outros especialistas.”
De acordo com Nihaal Mehta, residente do terceiro ano, as imagens permitiram aumentar a comunicação entre residentes, bolsistas e médicos de apoio, que antes precisavam reavaliar um paciente pela segunda vez porque tinham apenas a descrição por escrito da condição do paciente. “Essas câmeras agilizam o processo e o tornam mais ágil na hora de verificar os resultados dos exames”, diz Mehta. “Isso nos ajuda a fazer um plano clínico. Além disso, essas câmeras têm sido úteis no monitoramento ao longo do tempo, permitindo avaliar com mais precisão a mudança de condição de, por exemplo, um sangramento na parte de trás do olho”, concluiu.
Fonte: University of Colorado Anschutz Medical Campus