A Ophtalmic Sciences, uma startup israelense, desenvolveu um dispositivo que, por meio de inteligência artificial, mede a pressão intraocular e consegue diagnosticar o glaucoma.
Atualmente, o diagnóstico do glaucoma é complexo. O paciente precisa fazer uma bateria de exames que incluem dilatação, lentes e mais. E esses exames precisam ser repetidos periodicamente. Mas o futuro tende a ser mais simples.
Como funciona o dispositivo que detecta o glaucoma?
Lançado recentemente, o dispositivo, que lembra um óculos de realidade virtual, aplica pressão controlada a base de ar nos olhos, enquanto câmeras registram a reação das veias oculares. Essas imagens então são analisadas pela IA. O teste dura menos de dois minutos.
Ariel Weinstein, CEO da Ophtalmic Sciences, comentou sobre o dispositivo. “Nós estamos entusiasmados por nossa tecnologia servir como uma ferramenta relevante no combate à epidemia de glaucoma e também na prevenção de milhões de casos de cegueira”, aponta.
O IOPerfect deve ser comercializado nos Estados Unidos e Europa já em 2023, pois o dispositivo deve ser aprovado pelo FDA durante 2022. No futuro, a healthtech planeja usar a mesma base para facilitar os diagnósticos de outras doenças oculares.
Fonte: Panorama Farmacêutico