Tempo de leitura: 12 minutos

Por Dra. Débora Espada Sivuchin – oftalmologista, gerente de educação profissional da Johnson & Johsnon Vision Brasil

 

62% dos usuários de lente de contato, quando estão com as suas lentes nos olhos, sentem diminuição no desempenho da mesma ao longo dia1. Qual o motivo de experiências ruins serem comuns entre os usuários de lentes de contato?

Independente da idade, da atividade profissional ou atividade física que as pessoas exerçam, todos buscam sempre “desempenho” em todas estas funções. E o dia-a-dia envolve muitas mudanças de atividades e de ambientes, como o uso de aparelhos digitais, o ressecamento do ar em cidades poluídas e com poucas áreas verdes, ar condicionado presente em inúmeros ambientes (como veículos, shoppings, lojas, bancos, universidades, entre outros).

Os olhos expostos a essas atividades e a estes ambientes podem ter uma instabilidade do filme lacrimal, levando a sensação de olhos cansados, ressecados, irritados e com flutuação visual2-4. O uso de lentes de contato pode contribuir para esta condição5.

Piscamos cerca de 14 mil vezes por dia, juntamente com a instabilidade do filme lacrimal, aumentamos o atrito com as pálpebras, o que afeta negativamente o conforto do usuário6. O filme lacrimal, estrutura complexa formada por várias camadas e componentes, age como lubrificante natural e ideal para os olhos, um material de lentes de contato que integre os principais componentes da lágrima e não apenas água, ajudaria a resolver essas experiências negativas com as lentes7-9.

Foi desenvolvida uma pesquisa para alavancar a compreensão sobre a experiência de uso de lentes de contato gelatinosas no contexto das atividades rotineiras. A metodologia aplicada obedeceu critérios rigorosos.

A pesquisa incluiu 243 usuários experientes de lentes de contato de descarte diário ou reutilizáveis, que foram considerados usuários em tempo integral e com uma prescrição refracional atualizada, que concordaram em ser contatados por meio de seus dispositivos digitais a cada 2 horas ao longo do dia e, quando contatados, responderam a um conjunto de perguntas sobre como se sentiam e o que estavam fazendo. Os participantes também tiraram “selfies” no início e no final do dia, criando um pequeno “autorretrato” do seu cotidiano.

As principais características dos participantes do estudo – um grupo que representou bem os usuários no mercado atual de lentes de contato eram: idade média de 30 anos; uso de lentes na maioria dos dias por longas horas; boa representatividade de usuários lentes de descarte diário e reutilizáveis, além do uso de uma variedade de marcas de lentes de contato gelatinosas.

Os resultados mostraram uma diminuição no desempenho das lentes ao longo do dia em termos de conforto, qualidade visual e satisfação geral. Isto remete a como todos esses aspectos estão interligados com o nível geral de satisfação (ou insatisfação) que um paciente sente com suas lentes. Mais da metade de todos os usuários apresentaram uma diminuição no desempenho, e aqueles com essa diminuição eram mais propensos a mostrar evidências de um dia mais desafiador e difícil – passar mais tempo fazendo um número maior de atividades e em um número maior de ambientes desafiadores1.

A espessura normal do filme lacrimal é de aproximadamente 3-5 ¼ms. A maioria das lentes de contato gelatinosas possui entre 70-100 ¼m de espessura. Portanto, uma lente de contato é 15-30 vezes mais grossa que o filme lacrimal. Esta figura ilustra o que acontece quando uma lente é inserida nos olhos. O filme lacrimal é dividido em um filme pós-lente (1-3 ¼m) e um filme pré-lente mais espesso (2-3 ¼m). Exige-se este líquido altamente complexo e especializado continue a funcionar normalmente, enquanto suporta um corpo estranho que é no mínimo 15 vezes mais grosso do que o filme original em si. Torna-se extraordinário o fato de que consiga-se usar, lubrificar e manter uma visão clara através de lentes de contato. E não é de se admirar que o simples ato de usar lentes de contato desestabilize o filme lacrimal, resultando em menor tempo de ruptura do filme lacrimal. 

A superfície anterior do filme lacrimal tem maior impacto na qualidade óptica do olho. Este fato se deve a grande diferença no índice de refração entre o ar e a lágrima. Qualquer não uniformidade na espessura do filme lacrimal que induza aberrações ópticas, causa degradação significativa da qualidade óptica, o que ajuda a explicar comprometimento visual constatado em pacientes com olhos secos em comparação com controles normais. O uso de lentes de contato pode romper ainda mais o filme lacrimal, levando a um aumento de aberrações entre piscadas.

 

Figura 1 

Tendo como base no trabalho da Dra. Koh, “A novel method to assess the impact of surface wetting and optical quality of contact lenses” o efeito nas aberrações de frente de onda entre piscadas quando duas lentes de contato diferentes são usadas por pessoas que apresentam sintomas de ressecamento com o uso de lentes de contato. Como se pode ver, essa variação entre piscadas ocorre nos dois casos, o que ajuda a explicar a flutuação visual que alguns usuários sentem com o ressecamento. No entanto, a variação nos mapas de frente de onda em série é menos acentuada na imagem inferior. A imagem superior é de uma pessoa usando uma lente de troca a cada 2 semanas ACUVUE® feita de etafilcon A sem agente umectante incorporado. A lente na imagem de baixo é da mesma pessoa usando ACUVUE® OASYS 1-Day que contém PVP de alto peso molecular como agente umectante incorporado. Nos 17 usuários sintomáticos de LC avaliados, houve uma diferença estatisticamente significativa em duas medidas de aberração de ordem superior: o índice de flutuação e o índice de estabilidade. Esse trabalho corrobora a noção de que alguns materiais de LC conseguem manter o filme lacrimal melhor do que outros.

Então, agora que a situação atual dos usuários de lentes de contato é mais compreensível, vamos ANALISAR uma lente que foi projetada para se integrar ao filme lacrimal e solucionar algumas das insatisfações dos usuários de lentes de contato.

Como a ACUVUE® OASYS1-Day foi projetada para proporcionar benefícios aos usuários?

A Tecnologia HydraLuxe® imita as mucinas das lágrimas e ajuda a promover uma superfície refrativa consistentemente lubrificada e estável10,11.

Com a Tecnologia HydraLuxe®, quase 8 em cada 20 pacientes relataram que as lentes não estavam deixando seus olhos secos e raramente ou nunca experimentaram sensação de olhos cansados12.

Esta tecnologia exclusiva, inspirada na lágrima, foi projetada para proporcionar conforto todo o dia através de uma rede melhorada de moléculas semelhantes à mucina, incorporada em toda a lente (não é apenas uma tecnologia de revestimento). Esta tecnologia ajuda a estabilizar de uma maneira uniforme todas as camadas do filme lacrimal, promovendo uma superfície refrativa consistentemente lisa, lubrificada e estável. A lubrificação da lente pode ser comparada com a de um olho nu, sem a lente10. Funciona de uma forma consistente o dia todo, não sendo diminuída com o piscar11.

Observando detalhadamente, a Tecnologia HydraLuxe® é um design de infusão de lágrima – o que isso significa exatamente? É uma rede melhorada de moléculas semelhantes à lágrima e silicone hidratado altamente respirável que se integra ao filme lacrimal do próprio paciente a cada dia.

O que acontece com o filme lacrimal durante o uso de um dispositivo digital? Observando a figura 1, à esquerda está o olho natural, com mucinas – representadas por estruturas parecidas com galhos verdes escuros – em grande parte do filme lacrimal. Mas, como mostrado na segunda imagem, uma lente de contato separa o filme lacrimal e comprime essas mucinas para baixo, deixando o filme lacrimal pré-lente sem muitas mucinas. Isso pode contribuir para a ruptura e evaporação do filme lacrimal durante o uso digital, conforme ilustrado na segunda imagem.

As lentes de contato ACUVUE®OASYS 1-Day possuem alguns atributos especiais para ajudar nisso. Há um agente umectante, polivinil pirrolidona ou PVP, incorporado em toda a matriz da lente. O PVP foi escolhido como a base para as tecnologias de umidade nas lentes da marca ACUVUE® porque tem propriedades muito exclusivas, semelhantes à lágrima:

 

·Forma uma estrutura parecida com um gel, semelhante à camada de mucina:

·Sítios hidrofílicos e hidrofóbicos que permitem a integração com elementos lipídicos e aquosos do filme lacrimal. O PVP que é pré-formulado para ter um comprimento de cadeia específico (peso molecular) se integra perfeitamente ao silicone hidratado para ajudar a recriar uma camada semelhante às mucinas na superfície frontal da lente, mantendo um filme lacrimal estável13.

Nesta última imagem à direita, pode-se ver como essa tecnologia pode desempenhar um papel no conforto e desempenho que vemos na família ACUVUE®OASYS para uso de dispositivos digitais e em outros ambientes desafiadores – ajudando a manter um filme lacrimal estável13,14.

 

Maior proteção UV disponível em uma lente de contato

E como acontece com todas as lentes de contato da marca ACUVUE®, esta lente apresenta um bloqueio de radiação UV como um recurso essencial. Assim como todas as lentes de silicone hidrogel da marca, possuem um bloqueio UV efetivo classe 1, filtrando 99,9% da radiação UVB e 96% da radiação UVA, ou seja, a maior proteção UV disponível em uma lente de contato15.

Desempenho Clínico: visão mais nítida, brilhante e clara; com melhora de sensibilidade ao contraste em até 30%*^16

Sabe-se que a experiência visual completa não é capturada apenas por uma acuidade medida através de letras de alto contraste. A função de sensibilidade ao contrate descreve muito mais detalhadamente o alcance de visão que uma pessoa pode ter. Pequenas alterações na curva que podem ser representadas graficamente se correlacionam com melhoras significativas na visão. A ACUVUE® OASYS1-Day demonstrou melhorar a sensibilidade ao contrate em até 30% em comparação com a ACUVUE® OASYS reutilizável. Antes de examinar a sensibilidade ao contrate, vamos ver o que se mede todos os dias na prática clínica: a acuidade visual16.

Observando a acuidade visual, mas nas condições mais desafiadoras de luz forte com BAIXO contraste e depois com alvos de ALTO contraste em pouca luz, pode-se ver que a ACUVUE® OASYS 1-Day (em turquesa na figura 3) resultou em um desempenho de acuidade significativamente melhor. Este gráfico mostra resultados logMAR em que 0 é o equivalente a 20/20, 6/6 ou 1,0 e cada etapa de 0,02 representa a PERDA de aproximadamente 1 letra de acuidade. A acuidade visual medida na tabela logMAR da ACUVUE® OASYS 1-Day foi estatisticamente superior à formulação de controle *^16:

 

 

Figura 3

-Sob baixo contraste com luz forte e alto contraste em condições de pouca iluminação;

-Diferença de 0,04-0,05 logMAR (aproximadamente 2-3 letras) (p<0,05).

Sendo a sensibilidade ao contraste um indicador de desempenho visual mais útil apenas do que a acuidade visual, as lentes ACUVUE®OASYS 1-Day proporcionaram melhor contraste para os participantes da pesquisa testados, com melhora líquida de aproximadamente 30% nas frequências espaciais mais altas (níveis mais precisos de detalhes encontrados na vida diária). Esses resultados oferecem comprovação e uma explicação de como a nova formulação pode resultar em relatos de um mundo mais nítido, brilhante e claro feitos pelos seus pacientes16, como demonstrado na figura 4.

 

Figura 4

 

Desempenho Comparativo: as lentes ACUVUE® OASYS 1-Day proporcionam desempenho superior em relação a conforto, visão e manuseio17

As lentes de contato da família ACUVUE® OASYS nunca foram superadas em conforto**. Esse desempenho comprovado é visível no site de pesquisas clínicas ClinicalTrials.gov, que é um recurso da web que fornece ao público acesso a informações e resultados de pesquisas clínicas com apoio público e privado em uma ampla gama de doenças e condições. O que essas informações mostram é que em todas essas pesquisas clínicas com ACUVUE® OASYS, que envolveram cerca de 5.300 participantes em 28 estudos diferentes, a lente nunca foi superada em termos de conforto. É importante observar também que muitos desses resultados foram gerados por pesquisas clínicas conduzidas por outros fabricantes de lentes de contato18.

Portanto, as evidências mostram o desempenho de conforto do senofilcon A ao longo de 14 anos.

ACUVUE®OASYS 1-Day com HydraLuxe® para ASTIGMATISMO

Com cerca de metade dos pacientes apresentando um nível clinicamente significativo de astigmatismo (0,75 DC) em pelo menos um olho19,torna-se importante poder oferecer os benefícios desta nova lente.

O Desenho de Estabilização Acelerada é uma inovação EYE-INSPIRED”! e se diferencia de outras técnicas de estabilização tórica, como abordagens de prisma de lastro ou lastro periférico. É projetado para se realinhar a cada piscada, trabalhar com os movimentos naturais da pálpebra ao piscar e se orientar muito rapidamente, poucos minutos após a colocação inicial20. É projetado para não apresentar nenhuma alteração significativa na orientação, apesar dos movimentos da cabeça e dos olhos. As partes mais finas da geometria da lente periférica ficam atrás das pálpebras, reduzindo assim o potencial de interações indesejadas e desconforto.

 

 

O design equilibrado e simétrico, com 4 zonas de estabilização, demonstrou que ajuda a proporcionar uma visão clara e estável ao longo do dia, mesmo com movimentos amplos da cabeça e dos olhos20-22.

A natureza simétrica do design é uma característica importante. Considere que não pode ser aplicado “de cabeça para baixo” no olho, e a posição máxima em que pode ser aplicado fora do eixo é a metade de um design de lastro de prisma (90 graus vs. 180 graus).

Seu desenho exclusivo elimina o prisma vertical na zona óptica***20.

Possui uma ampla faixa de parâmetros, para atender às necessidades dos pacientes: uma cobertura inigualável**** disponível em lentes pré-fabricadas para pacientes astigmatas que utilizam lentes de descarte diário. 2.260 parâmetros que cobrem até 87% dos olhos com astigmatismo23

Uma lente que combina todos os benefícios da tecnologia HydraLuxe® e do Desenho de Estabilização Acelerada, oferecendo benefícios ao adaptador e ao paciente:

·97% dos pacientes obtiveram acuidade visual monocular de 20/20 ou melhor no ajuste da lente*****24;

·9 em cada 10 pacientes tiveram uma visão nítida e clara durante o dia todo24;

·A lente apresenta uma taxa de sucesso de 99% no primeiro ajuste24;

·Cobertura inigualável em lentes pré-fabricadas23;

·100% dos olhos demonstraram estabilidade da lente com o piscar menor ou igual a 5 graus24;

·97% das lentes se acomodam dentro de 10 graus em 3 minutos24;

·Tão fácil de ajustar quanto as lentes esféricas da marca ACUVUE®25.

Referências bibliográficas

1.Matthews, K., et al. Exploring variability in soft contact lens performance throughout the day. Optician. 2016 251:32-34. 2. Dados da JJV em Arquivo 2018. Definição da Tecnologia HydraLuxe®.

2.Pritchard N, Fonn D, Brazeau D. Discontinuation of contact lens wear: a survey. Int Contact Lens Clin. 1999;26:157-62.

3.Begley CG, Caffery B, Nichols KK, Chalmers R. Responses of contact lens wearers to a dry eye survey. Optom Vis Sci. 2000;77:40-6.

4.Dumbleton K, Woods CA, Jones LW et al. The impact of contemporary contact lenses on contact lens discontinuation. Eye Contact Lens. 2013;39:92.

5.Craig JP, Willcox MDP, Argueso P, et al. The TFOS international workshop on contact lens discomfort: report of the contact lens interactions with the tear filmsubcommittee. Invest Ophthalmol Vis Sci. 2013;54:TFOS123-56.

6.Brennan N et al. Supporting data linking coefficient of friction & soft contact lens comfort. Contact Lens Ant Eye. 2013;36(2):e10.

7.Craig JP, Nichols KK, Akpek EK et al . TFOS DEWS II Definition and Classification Report. Ocular Surf. Jul 2017; 15(3), 2765-283.

8.Tiffany JM. The normal tear film. Dev Ophthlamol. 2008,41,1-20.

9.Tiffany JM. Tears in health and disease. Eye. 2003;17,923-6.

10.Dados da JJV em Arquivo 2018. Definição da TecnologiaHydraLuxe®.

11.Dados da JJV em Arquivo 2018. Semelhanças entre Mucina e Poli (N-Vinil Pirrolidona) (PVP).

12.Dados da JJV em arquivo 2015. Avaliação de dispensação de 1 semana, estudo DW, n=119 usuários de LC gelatinosa nos EUA.

13.Johnson BA et al. Inspired by the science of tears. Optometric Management 2015, Volume: 50, Special Edition: 13-16.

14.Craig JP, et al. TFOS CL & TF subcommittee. IOVS 2013;TFOS123. 2. Patel S, et al. Effect of VDU on blink and tears. Optom Vis Sci. 1991;888.

15.Dados da JJV em Arquivo 2018. Propriedades do Material: Lentes de contato das marcas 1-DAY ACUVUE®MOIST, 1-DAY ACUVUE®TruEye® e ACUVUE®OASYS 1-Day com Tecnologia HydraLuxe®e outras marcas de lentes de contato de descarte diário.

16.Cheng et al. Visual Performance of daily disposable silicone hydrogel contact lenses. Apresentado na Conferência Clínica da BCLA, Liverpool, RU, Junho de 2017.

17.Dados da JJV em Arquivo 2016. Superioridade estatística empontuações compostas de Conforto, Visão e Manuseio obtidas por meio do questionárioContact Lens User Experience(CLUE) , uma ferramenta validada de resultados relatados pelospacientes (PRO). Em duas pesquisas clínicas randomizadas, simples-mascaradas (pacientes) e cruzadas (2015, n=119 (Visão e Manuseio) e 2016, n=276 (Conforto)) os participantesda pesquisa receberam aleatoriamente ACUVUE®OASYS 1-Day ou Dailies Total1®na primeira semana, tendo trocado para a outra lente na segunda semana. As lentes foramutilizadas nos dois olhos e descartadas diariamente.

18. https://clinicaltrials.gov/ct2/about-site/background 

19.Luensmann, D et al.Spectacle prescriptions review to determine prevalence of ametropia and coverage of frequent replacement soft toric contact lenses. CLAE. 2018; 41(5): 412-20.

20.Dados da JJV em Arquivo 2017. Lentes de contato da marca ACUVUE para ASTIGMATISMO – sucesso geral de ajuste, posição de orientação, estabilidade rotacional e desempenho de visão.

21.Chamberlain P, Morgan PB, Moody KJ, et al. Fluctuation in visual acuity during soft toric contact lens wear. Optom Vis Sci 2011 Apr 1;88(4):E534-8.

22.McIlraith R, Young G, Hunt C. Toric lens orientation and visual acuity in non-standard conditions. Contact Lens and Anterior Eye. 2010 Feb 28;33(1):23-6.

23.Dados da JJV em arquivo 2020. Proporção de astigmatas adaptados a LCs da marca ACUVUE® para astigmatismo.

24.Straker, B, Hamada, W, Sulley, A, et al. Fitting performance and efficiency with a new silicone hydrogel daily disposable toric contact lens. Poster presentation at GSLS Conference, January 2017.

25.Dados da JJV em Arquivo 2017. Lentes de contato da marca ACUVUE para ASTIGMATISMO – sucesso geral de ajuste, posição de orientação, estabilidade rotacional e desempenho de visão .

 

*30% é em média a 18 cpd.

 

**www.clinicaltrials.gové um site mantido pelos NIH. As 28 pesquisas clínicas avaliaram o conforto subjetivo como desfecho primário ou secundário para a marca ACUVUE® OASYS de 2 semanas e para ACUVUE® OASYS 1-Day com Tecnologia HydraLuxe®. Avaliação realizada em 5 de março de 2020.

 

*** Forias verticais possivelmente causadas pela dissociação do prisma decorrente da presença de prisma óptico induzido é um fator relevante a ser considerado pelos profissionais ao ajustar lentes de contato tóricas para astigmatas monoculares ou aqueles que requerem uma combinação de desenhos de lentes de contato gelatinosas tóricas. Não foram realizadas pesquisas clínicas para caracterizar completamente os efeitos das diferenças no prisma de base inferior entre diferentes lentes de contato.

 

****A alegação de cobertura inigualável foi demonstrada por meio de um teste de não inferioridade com margem de diferença de 5% e nível de confiança de 95% .

 

*****Faixa de Rx: -1,50 a -4,00DS inclusive, -0,75 a 1,50DC inclusive e eixos dentro de 180±15 ou 90±15.

 

^ Dados da JJV em arquivo 2016: Estudo sem dispensação de três visitas conduzido nos EUA, n=35, resultados de acuidade visual e sensibilidade ao contraste de usuários atuais de lentes de contato que testaram a marca ACUVUE® OASYS 1-Day com Tecnologia HydraLuxe® em comparação com lentes de contato da marca ACUVUE ® OASYS com lentes de contato reutilizáveis de 2 semanas com Tecnologia HYDRACLEAR® PLUS.

 

Fonte: Johnson & Johnson Vision

Compartilhe esse post