Por Christye Cantero
Há dois anos, Elizabeth Guimarães, coordenadora do setor de lentes de contato da Santa Casa de São Paulo, se deparou com um problema. Por causa da crise financeira pela qual passava a entidade, o setor não receberia mais verba para comprar lentes de contato para os pacientes. Era o momento de pensar num plano B. “Montei um projeto e sai batendo na porta de possíveis parceiros”, conta Elizabeth.
A proposta inicial era que uma empresa bancasse o projeto todo. Nesse meio tempo, um representante da empresa Contamac, que produz matéria-prima para lentes especiais, visitou a Santa Casa e se encantou com a proposta da médica. A Solótica, que já ajudava a Santa Casa, também abraçou a causa e se responsabilizou pela manufatura das lentes. Daí veio a Look Vision e disponibilizou as caixas para as lentes, a Mead Mont doou um equipamento para fazer topografia de córnea, exame que ajuda muito no diagnóstico dos pacientes, e a Universo Visual entrou como parceira para propagar a ideia.
Assim surgiu o Amigos da Lente, projeto que tem como objetivo beneficiar 1.500 pacientes. “Em 15 dias conseguimos montar o projeto e já temos 440 pedidos em andamento, mas queremos”, declarou Elizabeth durante a apresentação dos dados no estande da Solótica, no CBO 2019. “Espero que nosso projeto mobilize outras empresas, que todos tenham esse mesmo olhar e consigamos fazer o bem”, ressaltou.
O logo, segundo ela, reflete exatamente o que é o projeto. “O logo traz mãos que acolhem, além da lente de contato como uma luz na vida do paciente, o brilho no olhar é representado pelo coração, o amor de quem dá e de quem recebe”, explicou a oftalmologista.
Entre os principais problemas e doenças reabilitadas por lentes de contato especiais são ceratocone, afacia, pós-cirurgia refrativa e pós-transplante de córnea. “A lente rígida da Solótica corrige qualquer deformação possível da córnea. Temos uma gama muito completa, que envolve muita tecnologia. E Amigos da Lente tem um impacto realmente significativo na vida das pessoas”, comentou Daniel Marcondes, diretor de marketing e vendas da Solótica.
Fonte: Universo Visual