Neste momento, o Brasil e o mundo passam por uma situação atípica e, frente ao desafio do isolamento, muitos estão sendo instados a mudar completamente seus hábitos profissionais e sociais – em certa medida, é como se ambos se chocassem. A questão é como equilibrá-los e conciliá-los com o desafio de seguir com as nossas vidas de uma maneira diferente.
Os conflitos na quarentena surgem de várias frentes da nossa existência contemporânea. Lidar com próprias emoções e mudanças de planos repentinas, preservar o bom relacionamento com parceiros e familiares na convivência intensificada dentro das casas e seguir sendo produtivos trabalhando do lar. Para minimizar os impactos de uma mudança tão brusca nas nossas vidas, separamos algumas dicas para seguir adiante com estabilidade emocional, fundamentada em autoconhecimento, flexibilidade, criatividade e gentileza com você e com os outros. Confira a seguir:
1- Escreva pensamentos, emoções e projetos
A escrita ajuda pessoas organizarem ideias e lidar com dilemas da vida. Escrever é uma ferramenta que contribui para o equilíbrio emocional. Usar o papel para contar a sua história, a partir de pensamentos e emoções, permite que você veja um tema antigo ou novo por diferentes ângulos. No espaço em branco, é possível externalizar emoções e aliviar o interior da mente. Separe um caderno, uma agenda ou um arquivo digital para praticar esse exercício todos os dias, inclusive fazer anotações sobre a vida que você deseja. É uma maneira de trazer mais clareza sobre planos e projetos, e as ações que precisam ser realizadas para colocá-los de pé.
2- Cuide de seu relacionamento
Amor não é apenas uma emoção, mas uma habilidade que pode ser aprendida e praticada com sucesso entre os casais. Nesse período, é necessário compreender que alguns privilégios e hábitos não terão espaço. Aproveite a situação para exercitar uma comunicação mais generosa e compreensiva com o seu parceiro. Respeite o espaço do seu parceiro. Juntos criem uma dinâmica que favoreça o tempo e o espaço de trabalho, e descanso para os dois.
Se possível, reservem espaço para ficarem sozinhos e em silêncio. Divida as tarefas da manutenção da casa igualmente, incluindo o cuidado de crianças, se tiverem filhos. Abra mão da perfeição, já que somos bons naquilo que fazemos sempre – no entanto, estamos em um período inesperado e repleto de adaptações. Crie momentos para se divertirem juntos, como abrir um bom vinho, dançar e preparar uma refeição saborosa em parceria. Aproveite esse tempo para aperfeiçoar a relação.
3- Conheça sobre você mesmo
O autoconhecimento é tão importante porque é só com base numa ideia precisa de quem nós somos que podemos tomar decisões confiáveis – principalmente no amor e na vida profissional. No entanto, nossas mentes são extremamente habilidosas em esconder a verdade sobre nós mesmos, principalmente, com o estilo de vida atual, o qual vivemos extramente atarefados e estimulados com informações de todos os tipos. Aproveite este momento para olhar para si mesmo. Observe o que desencadeia seus pensamentos e emoções, e quais reações eles provocam. Seja gentil com você e não se julgue. Acolha os sentimentos como ansiedade, medo e raiva, e a partir do papel de observador os interprete com mais habilidade. Perceba o que pode ser melhorado não como um erro, mas como uma oportunidade de agir e tomar novas decisões mais coerentes com quem você é de verdade e o que é mais leve e alegre para você.
4- Entenda o seu ritmo de home office
Não existe método para fazer home office de maneira produtiva. O que serve para uma pessoa pode não ajudar a outra. Por isso é preciso se observar, respeitar o ritmo pessoal e perceber qual a rotina e o ritual que mais combinam com você. Teste espaços na casa, móveis, que favoreçam o conforto e facilitem a produção. Com a ausência de deslocamento até o trabalho, é possível preencher esse tempo com outras tarefas. Experimente escolher as que promovem reflexões e autoconhecimento, já que essas oportunidades acabam gerando melhores insights. Incentive encontros online com parceiros de trabalho e equipe para trocar ideias, ajustar os processos e se sentir conectado ao grupo.
5- Esteja presente
Emocionalmente, nós seres humanos geralmente não somos muito bons em lidar com a impermanência subjacente da vida e, para muitos, é uma fonte constante de sofrimento. Isso fica mais intenso, já que estamos o tempo todo revisitando situações do passado e projetando o futuro através da nossa mente, principalmente diante dos fatos globais. Trazer atenção para o momento presente e os detalhes que ele apresenta é uma maneira de conter a inquietação, desconforto, ansiedade e insegurança.
Praticar a percepção da experiência no momento presente renova a resiliência durante os tempos incertos e o corpo funciona como uma âncora para o presente. Perceba as sensações do corpo e as emoções que essas sensações provocam. Faça um diário detalhando todas as percepções, pensamentos e emoções recorrentes ao momento presente. Assim a mente é treinada a ter plena atenção às experiências internas e externas, e lidar melhor com as situações.
Fonte: The School of Life