Tempo de leitura: 2 minutos

Na semana passada, durante o AWS Summit New York, a Amazon anunciou o lançamento do AWS HealthScribe, um novo serviço que capacita os provedores de software de assistência médica a criar aplicativos clínicos que usam reconhecimento de fala e IA generativa para gerar documentação clínica.

Assim, os provedores de software do segmento podem usar uma única API para criar automaticamente transcrições robustas, extrair detalhes importantes e criar resumos das conversas entre médicos e pacientes que podem ser inseridas em um registro eletrônico de saúde.

O AWS HealthScribe ainda permite a implantação responsável de sistemas de IA, citando a fonte de cada linha de texto gerado na transcrição da conversa original, tornando mais fácil para os médicos revisar as anotações clínicas antes de inseri-las no registro eletrônico.

Inicialmente, a solução foi projetada para ser usada em duas especialidades, medicina geral e ortopedia. Segundo a Amazon, questões de segurança e de privacidade de dados foram incorporadas ao serviço – que não retém dados do paciente (caso isso seja solicitado) e os criptografa. A ferramenta ainda permite que os fornecedores de software controlem onde desejam armazenar transcrições e notas clínicas preliminares, mantendo a propriedade de seu conteúdo.

“Nossos clientes e parceiros de saúde afirmam que querem passar mais tempo criando soluções inovadoras de atendimento clínico e pesquisa para seus pacientes, em vez de gastá-lo criando, mantendo e operando recursos básicos de dados de saúde”, disse em comunicado Bratin Saha, vice-presidente de machine learning e serviços de inteligência artificial na AWS. “É por isso que a AWS investiu na criação de um portfólio de aplicativos de saúde em escala populacional, de alto desempenho e baseados em IA, para que os médicos possam dedicar mais tempo aos pacientes durante as consultas”, disse.

Entre as empresas que usam o HealthScribe estão 3M Health Information Systems, Babylon Health e ScribeEMR. No comunicado à imprensa divulgado pela Amazon, Garri Garrison, presidente da 3M Health Information Systems (HIS), revela que “O aprendizado de máquina na AWS permite que a 3M HIS transforme fluxos de trabalho clínicos e processos demorados para ajudar as organizações de saúde a simplificar a documentação clínica e o faturamento”. “O AWS HealthScribe será um componente central de nossos aplicativos clínicos para ajudar a agilizar, refinar e dimensionar a entrega de documentação clínica ambiental e soluções de assistente virtual da 3M”, conclui.

Fonte: Central de imprensa da Amazon

Compartilhe esse post