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Para evitar a proliferação do novo/ Coronavírus, o Covid-19, muitas empresas adotaram o home office e muitas escolas suspenderam as aulas presenciais, fazendo a substituição por aulas transmitidas ao vivo ou conteúdo digital. Além das horas na frente da tela do computador voltadas às obrigações, com mais tempo livre em casa e opções de lazer ao ar livre limitadas, adultos e crianças tendem a optar por jogos eletrônicos, programas de televisão, redes sociais, entre outros, como formas de entretenimento. O resultado é um maior tempo de exposição à luz artificial dessas telas e, consequentemente, potenciais prejuízos à saúde ocular.
 
De acordo com César Lipener, médico oftalmologista e membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), esses novos hábitos que nos foram impostos deixam claro que não se pode deixar de acompanhar a inevitável exposição das luzes nocivas sobre os olhos. Ele explica que todos estamos habitualmente expostos à luz, seja ela natural ou artificial, mas as diferentes amplitudes têm diferentes efeitos sob o organismo.  
 
“A luz azul-violeta nociva, presente em todos os ambientes, seja por raios ultravioleta (UV) do sol ou pela luz emitida por smartphones, tablets, computadores, entre outros,/ aumenta o estresse oxidativo, contribuindo para a aceleração do envelhecimento e morte das células da retina./ A exposição excessiva a esse tipo de luz pode causar cansaço visual, dor nos olhos e dor de cabeça./ Quanto maior for a exposição, maior a incidência desses sintomas e maiores os danos à saúde ocular a longo prazo”, alerta, acrescentando que estudos também demonstram que o uso exagerado da visão de perto associada ao uso de telas pode ter influência na evolução da miopia, um dos problemas oculares que mais cresce no mundo.
 
O que poucos sabem é que, simultaneamente,/ essas telas também/ emitem a/ luz azul-turquesa, que/ é benéfica para a saúde, principalmente em momentos de grande alteração nas atividades do dia a dia, como em quarentena./ Ela é a responsável por/ estimular/ o reflexo pupilar e as partes do cérebro onde a melatonina é produzida, regulando a rotina de sono e beneficiando diretamente o nosso bem-estar de modo geral.
 
Dessa maneira, é importante o equilíbrio entre o bloqueio da luz azul-violeta e a passagem da luz azul-turquesa./ É essencial proteger os olhos das luzes nocivas UV e azul-violeta e deixar passar a luz azul-turquesa benéfica para regular várias funções biológicas./ “Algumas/ atitudes simples podem ser tomadas/ para/ se proteger dos impactos/ desse excesso, como/ diminuir o tempo de uso dos aparelhos, fazer pausas, respeitar a distância mínima entre os dispositivos e o rosto,/ ou adotar/ lentes com proteção/ capazes de/ filtrar os raios nocivos/ mas deixando os benéficos passarem”, esclarece Lipener. 
Ações durante o período de combate à epidemia beneficia quem segue em casa 
De acordo com o Instituto Data Popular, estima-se que, no Brasil, mais de 20 milhões de indivíduos sofrem com problemas de visão (em torno de 10% da população) e, em muitos casos, isso acontece porque eles não/ têm acesso aos óculos de grau./ Preocupada com esse grupo, incluindo aqueles que seguem no isolamento e necessitam de uma melhor performance visual com visão protegida, a Essilor, que é pioneira nas principais inovações para o mercado óptico, lançou a campanha Compartilhe Proteção (http://essilor.com.br/protecaoblueuv/). 
 
Neste período de distanciamento social, ao comprar lentes que possuem proteção contra a luz azul, parte da receita da tecnologia de proteção será doado para o Instituto Ver e Viver é revertido em cestas básicas para famílias carentes.  
Todas as lentes Varilux Series (exceto no material Orma e produtos personalizados), Varilux Activities, Eyezen e Crizal Prevencia já vem com a tecnologia Blue UV Filter. 
A compra das lentes poderá ser realizada de maneira remota mediante apresentação da receita médica através da página da campanha. Os consumidores devem, após a compra, enviar por e-mail a nota fiscal pelo site da campanha, permitindo que a doação seja feita. 
“A Essilor entende que as pessoas estão passando mais tempo em casa, mais conectadas e mais preocupadas com a sua saúde e a de sua família. Queremos oferecer para os consumidores a possibilidade de encomendarem suas lentes de maneira segura, remota, proporcionando-lhes também essa tecnologia de proteção”, explica o diretor de Marketing da Essilor Guilherme Nogueira. 

Fonte: Essilor

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