Tempo de leitura: 2 minutos
Concorrendo com especialistas renomados de vários países, o cirurgião de catarata Durval Carvalho Jr., do CBV Hospital de Olhos, ganhou o principal prêmio do Congresso Mundial de Catarata e Cirurgia Refrativa (WWCRS). O oftalmologista foi reconhecido na categoria Best of the Best com a técnica inovadora: Piercing Flanged Technique, que representa um grande avanço para cirurgia de catarata. 
Para o médico, foi uma grande vitória participar da premiação. Afinal, sua técnica vai poder beneficiar muitos pacientes e colegas de profissão. “Desde o início da minha carreira, quando comecei a atuar na Oftalmologia, fui envolvido por essa saudável competição, que, na verdade, é um estímulo para que os especialistas criem novas técnicas para cirurgias de catarata e refrativa”, celebra o oftalmologista.
“Havia um problema sério em nossas cirurgias. O paciente que não tinha suporte de cápsula para o implante da lente intraocular, em alguns casos mais complicados, não tínhamos como fixar a lente. Então, ele precisava ter a sua lente substituída. O problema só era constatado durante a cirurgia, e era um grande temor dos cirurgiões de catarata”, explica o cirurgião. 
Durval Jr. ressalta, ainda, que o principal objetivo da premiação é apresentar aos cirurgiões técnicas que vão fazer a diferença nas cirurgias de catarata e, principalmente, melhorar as condições oculares dos pacientes. Na premiação, estavam concorrendo muitos especialistas renomados. 
Por isso, segundo Durval Jr., a técnica inovadora Piercing Flanged Technique, foi criada para facilitar o uso de qualquer tipo de lente premium, seja multifocal ou tórica. “O paciente cria uma expectativa para colocar esse tipo de lente e não ficar tão dependente dos óculos e, na hora da cirurgia, simplesmente o cirurgião tem que desistir dessa opção, sendo obrigado a colocar outra lente e não a que era a desejada pelo paciente. Então, acredito que a técnica será ótima para o trabalho de muitos cirurgiões e também vai contribuir consideravelmente no resultado final desejado pelos pacientes”, afirma o especialista. 
 
Técnica
A técnica Piercing Flanged Technique que é uma variação da técnica Canabrava/Yamane e permite a fixação de lente de peça única, seja ela asférica, tórica ou multifocal. No vídeo abaixo, um caso de um paciente com uma lente RayOne trifocal descentrada em função de uma rotura da cápsula posterior periférica. Ajustamos a lente para a posição correta e realizamos sua fixação em dois pontos na mesma alça, transpassando o fio prolene 5.0 através da perfuração da borda da alça. O bulbo (Flange) foi realizado nas duas extremidades de cada fio, conseguindo a centralização da LIO trifocal dispensando a sua substituição por uma LIO monofocal.
Assista o vídeo: https://youtu.be/MVL1A4e6a8g
Apoio 
Para o desenvolvimento dessa técnica, o médico ressalta que o CBV Hospital de Olhos foi essencial, por conta da infraestrutura de seu centro cirúrgico, e pela compreensão da direção sobre a importância do trabalho, o que levou ao atendimento de todas as requisições.
Catarata
Sendo uma das principais causas da cegueira no mundo, a catarata é a perda da transparência do cristalino responsável pelo foco da visão em diferentes distâncias.  
Em idosos, há o aumento das fibras do cristalino o que provoca a popular “vista cansada”.  Em decorrência disso, grande parte da população com mais de 45 anos necessita de óculos para enxergar de perto.  

Fonte:

Compartilhe esse post