Tempo de leitura: 4 minutos
Novo equipamento para cirurgias de catarata da Alcon é o primeiro portátil com gestão de fluidos do mercado
A Alcon acaba de anunciar a ampliação de seu portfólio de facoemulsificadores, equipamentos para cirurgias de correção da catarata, no Brasil.
O lançamento da Alcon, o Legion, é o primeiro facoemulsificador compacto – com 36 cm de altura, 32,1 cm de largura, 30,2 cm de profundidade e peso de 15,9 quilos – equipado com sistema gravitacional avançado com sensores de fluidos para irrigação e aspiração do cristalino. Trata-se, portanto, do único equipamento portátil para cirurgia de catarata com gestão automatizada de reposição de líquidos.
Outra vantagem de desempenho do Legion é a tecnologia Ozil na caneta de facoemulsificação, que proporciona maior eficiência de corte, reduzida produção de calor e acompanhamento (followability) melhorado na comparação com outros dispositivos do mesmo segmento de mercado.
Outro diferencial do Legion é a sua durabilidade. Sem fios nem cabos, com estrutura interna em placas e console rígido, o equipamento requer manutenção mínima ao longo do ciclo médio de vida útil da tecnologia, que é de 10 anos.
O Legion completa a linha do portfólio de facoemulsificadores da Alcon, junto com o Centurion Vision System, do segmento premium, e o Centurion Silver, da faixa intermediária. Tanto a gestão de fluidos, quanto a tecnologia Ozil estão presentes nos três equipamentos para cirurgia de catarata da Alcon.
Confira a entrevista com Fernando Cresta, médico oftalmologista e chefe do Setor de Catarata do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que já usa o Legion, sobre os diferenciais do novo equipamento.
1. Em linhas gerais, quais são as utilizações de um facoemulsificador compacto e portátil?
Por ser leve e portátil, é muito interessante para cirurgiões que operam em diferentes centros cirúrgicos e/ou que operam em cidades diferentes. Ser compacto e portátil não significa, no entanto,  menor desempenho. Suas vantagens são múltiplas. Por exemplo, a tela touch screen permite acesso rápido e fácil a todos os parâmetros da facoemulsificação.
 2. O que o senhor destacaria em relação aos diferenciais do Legion em seu segmento e às vantagens de desempenho em relação aos equipamentos de uma geração anterior?
As principais vantagens que destacaria são: sua fluídica e seu ultrassom (US). O ultrassom torsional (Ozil IP) é um grande diferencial do Legion já que a maioria dos aparelhos portáteis de faco só tem disponível US longitudinal. O movimento lateral da ponteira durante o ultrassom torsional é superior no esculpimento e na conquista dos fragmentos. Também diminui a repulsão (chattering) dos fragmentos e a produção de calor durante a faco, o que torna o procedimento mais eficaz e seguro. Como comparação, a elevação da temperatura durante a faco é 60% menor no Ozil IP do que no Ellips Fx.
O Legion tem disponível também o US longitudinal que pode ser utilizado – associado ou não – ao US torsional. Os dois tipos de US podem ser usados nas modalidades contínua; Burst e Pulse. Trabalhos científicos demonstraram que há  menor gasto de energia quando utilizamos o US torsional, resultando em menor CDE (Cumulative Dissipated Energy) e, com isso, menor perda endotelial. Este fato é importante principalmente quando operamos cataratas duras, onde temos que usar muito US.
O custom pack do Legion vem com a ponteira Kelman, própria para o uso do US Torsional. Entretanto é possível também utilizar a ponteira Balanced Tip, que é mais eficaz durante a emulsificação, sem causar movimentos desnecessários na incisão.
O sistema de gestão de fluidos com bomba peristáltica proporciona maior controle e estabilidade da câmara anterior durante todas as etapas da faco, tornando  a cirurgia mais segura.
O Sistema Legion funciona com canetas da Série Centurion. Também pode ser acoplado o injetor de lente intraocular AutoSert, que  possibilita a inserção automática e suave de lentes intraoculares. Apresenta caneta elétrica para vitrectomia anterior que atinge até 2000 cpm (cortes por minuto) e o pedal é compatível com o pedal do Centurion.
Sobre as vantagens de desempenho em relação aos equipamentos de uma geração anterior, vale destacar os sensores de irrigação e aspiração do Legion,  associados a vias de aspiração mais rígidas, que proporcionam controle melhor da temida complicação que é o surge pós desoclusão.
 3. Quais os benefícios aos cirurgiões oftalmológicos em poderem contar com o sistema de gestão de fluidos em um facoemulsificador portátil?
O sistema de gestão de fluidos do Legion “herdou” muitas das características do Centurion e, por isso, colegas começaram a chamar o Legion de “mini-Centurion”. E quais são estes benefícios? A bomba peristáltica com 7 roletes e cassete com duplo segmento que diminui as variações e pulsações no fluxo de aspiração, as válvulas de Irrigação e Venting; e os sensores de fluídica da irrigação e aspiração, presentes no cassete, que mantém a estabilidade de câmara anterior mesmo com altos níveis de vácuo e aspiração.
Tal gerenciamento de fluidos permite alcançar níveis de vácuo acima de 650 mmHg e fluxos de aspiração de até 60 cc/min, tornando os procedimentos cirúrgicos mais rápidos e seguros.
4. Pela experiência do senhor, para qual perfil de cirurgiões oftalmológicos o Legion é mais indicado?
Indicaria para todos cirurgiões – do iniciante ao mais experiente. É um aparelho que garante segurança e eficácia em diferentes situações cirúrgicas. As cirurgias de cataratas muito duras, que para nós oftalmologistas são desafiadoras, podem ser realizadas sem problemas com o Legion.
5. Há algo que não tenha sido perguntado e que o senhor gostaria de destacar sobre o equipamento?
A atual cirurgia de catarata evoluiu para uma cirurgia de “catarata refrativa”, em que resultados visuais e refracionais são esperados no pós operatório. A evolução tecnológica dos aparelhos de faco foi importante para alcançar este estágio, juntamente com a evolução dos microscópios, pinças, bisturis, viscoelásticos etc.
O Legion incorporou uma série de avanços tecnológicos presentes na plataforma de aparelhos de faco da Alcon. Com uma vantagem a mais: ser compacto e portátil.
O Legion é um aparelho que contribui para a  segurança e precisão  da cirurgia de catarata proporcionando melhores resultados para os pacientes.

Fonte: Alcon

Compartilhe esse post