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Uma coisa é certa: retomar velhos padrões de comportamento e tentar entender o mundo como ele era antes não é mais possível. Todos os setores, de alguma forma, foram afetados pela aceleração de uma tendência que se confirmava há anos: o da digitalização dos serviços. A área da saúde, no entanto, talvez tenha sido ironicamente um dos setores mais afetados e modificados. A telemedicina veio para ficar, e o paciente ganhou um novo status de compreensão sobre a importância dos serviços de saúde. Além de digital, o cliente tornou-se mais exigente em relação à qualidade de entrega.
Para adaptar-se ao novo contexto é preciso compreender as dinâmicas sociais que se estabeleceram e as novas maneiras de consumir informação. A figura do médico como um prestador de serviço é uma percepção nova, inclusive para os médicos. Ver-se como um empreendedor e ter a consciência de que as oscilações de mercado e as mudanças no mundo, sim, afetam o negócio é um pensamento urgente e necessário.
O que se leva de aprendizado para a clínica oftalmológica pós-crise?
Apesar de tudo saímos mais fortes. A clínica oftalmológica pós-crise tem boas perspectivas para os próximos anos, especialmente para quem tiver bom faro e visão de futuro. À medida que as pessoas voltem às suas vidas cotidianas, a procura por serviços de saúde considerados não essenciais ou urgentes (como é o caso da oftalmologia para alguns casos) será maior. Para que você esteja pronto, separamos 5 conquistas e aprendizados que você precisa levar para 2021 e que ajudarão a seguir com mais segurança para os anos seguintes. 
Sensação de segurança
Insegurança certamente foi um sentimento que pairou na mente de todos os seres humanos este ano. Os olhos estiveram o tempo todo atentos a normas, protocolos de higiene, uso correto de EPIs e muitos outros termos que a população geral sequer havia tido contato anteriormente. Na clínica oftalmológica pós-crise isso não pode ser perdido de vista. Manter o rigor com normas de higiene e segurança será ainda mais valorizado. 
Além disso, passar informações precisas e tratar o paciente como protagonista da sua própria condição de saúde será fundamental. Boa parte das pessoas adquiriu um maior interesse por temas médicos e, quanto mais informações você passar, maior será a sensação de segurança no tratamento do seu paciente. 
Ter x usufruir
O compartilhamento é uma tendência que ainda segue forte, mas modificada. O hábito de compartilhar carros, espaços, equipamentos e serviços parecia ter vindo para ficar, e veio, mas foi abalado pela sensação de que tudo que é dividido pode ser fonte de contaminação. Passado o ápice do vírus, a tendência é que a sensação de que usufruir é melhor do que ter volte. No entanto, é necessário evoluir em padrões de higiene para que a sensação de segurança, citada no tópico anterior, se estabeleça. 
Na clínica oftalmológica pós-crise esse pensamento vale para tudo que não for descartável e possa ser compartilhado entre os pacientes. Áreas comuns, equipamentos, aparatos não descartáveis, etc. Tudo deve ser exaustivamente higienizado e, de preferência, na frente do paciente.
Relação de proximidade
Ao estabelecer o digital como parte integrante e cotidiana de nossas vidas, algo interessante ocorreu. Ao mesmo tempo que estamos distantes, há necessidade de sentir-se próximo. Lives, vídeos e até mesmo consultas podem ser feitas diretamente de dentro da casa do médico, e isso gera uma sensação de proximidade e confiança que agrada os pacientes. O oftalmologista que deseja destacar-se nos novos tempos precisa dar ao paciente a sensação de que está próximo dele, para o que precisar, ao alcance de um clique.
Novas tecnologias
Tivemos tempo para nos adaptar às teleconsultas, e elas vieram para ficar. Mas não é só isso. Na clínica oftalmológica pós-crise quanto mais digital, melhor. Desde a marcação de consultas, confirmação, pagamento e receituário, tudo hoje pode, e deve, ser digital. Dar acesso e autonomia, oferecer dados, trabalhar com estatísticas, agrada o paciente do futuro. Esteja atento a isso. 
Gasto em saúde
Junto com todas as mudanças, a boa notícia é que os gastos em saúde devem aumentar. O susto e a sensação de insegurança acenderam um alerta nas pessoas sobre a necessidade de cuidar com urgência da própria saúde, sem que para isso precise investir mais. A urgência também tornou-se maior. Estar bem física e mentalmente está mais “na moda do que nunca. O bom gestor da clínica oftalmológica pós-crise entende esse movimento e oferta serviços para esse novo paciente e, dessa forma, estabelece uma relação duradoura de confiança.
E você, está se preparando para os próximos anos?

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