Uma equipe de cientistas do National Institutes of Health, dos Estados Unidos, desenvolveu uma técnica revolucionária para a captura de imagens da retina, combinando inteligência artificial (IA) com óptica adaptativa (OA) e tomografia de coerência óptica (OCT).
Mas para que isso serve? As imagens de OA-OCT costumam ser prejudicadas pelo ruído de speckle (que causa uma aparência granulosa e dificulta a interpretação visual ou automática da imagem), de forma similar a como as nuvens podem interferir em fotografias aéreas. A abordagem inovadora com IA resolve essa questão, possibilitando a obtenção de imagens rápidas e nítidas sem a necessidade do processamento manual que era exigido anteriormente.
Na prática
A inovação, chamada de rede generativa adversária discriminatória paralela (P-GAN), promove uma aceleração no processo de captação de imagens em 100 vezes e um aumento no contraste das imagens em 3,5 vezes. O sistema P-GAN, após ser treinado com aproximadamente seis mil imagens de OA-OCT de células do epitélio pigmentar retiniano (EPR) humanas, aprendeu a identificar e aprimorar detalhes que estavam ocultos pelo ruído de speckle. Em testes práticos, o P-GAN se mostrou mais eficaz que outras técnicas de IA, demandando um número menor de imagens e proporcionando maior clareza e contraste.
Esses avanços são fundamentais para uma avaliação mais precisa de doenças como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e outras patologias retinianas. O estudo, publicado no jornal Communications Medicine, foi coordenado por Johnny Tam, do NIH’s National Eye Institute. “A inteligência artificial é essencial para superar um dos principais obstáculos da imagem retiniana: o tempo necessário para a captura”, destacou.
Segundo os pesquisadores, esse avanço tecnológico é promissor para o aperfeiçoamento do diagnóstico e do entendimento de uma variedade de doenças retinianas que levam à cegueira, ao possibilitar a visualização detalhada do EPR, que é fundamental para a saúde dos neurônios retinianos.
Fonte: Ophthalmology Breaking News