Tempo de leitura: 2 minutos
Os olhos são uma parte extremamente sensível do nosso corpo. Por serem altamente vascularizados e terem mecanismos bastante complexos e importantes para a nossa saúde, é preciso sempre estar atento a qualquer alteração na região. Em muitos casos a demora na procura por atendimento médico pode levar a grandes prejuízos a nossa visão, e até mesmo a cegueira. Os atendimentos presenciais foram suspensos e a orientação é buscar ajuda médico só em casos de urgência por isso, os profissionais do Centro Oftalmológico Città fizeram uma lista de casos que que podem ser considerados urgências em oftalmologia. 
Perda súbita da visão 
Se a pessoa perdeu subitamente a visão, com ou sem motivo aparente, é hora de procurar um especialista o mais rápido possível. Em alguns casos qualquer minuto pode fazer a diferença para o seu tratamento. Esse sintoma pode estar ligado a diversos quadros, como hemorragia vítrea, descolamento da retina e oclusão venosa ou arterial. 
Trauma 
Se a pessoa sofreu alguma pancada, teve o olho atingido por algum objeto cortante ou produto químico, é necessário que se faça uma avaliação urgente de toda a região. Muitas vezes lesões graves podem não demonstrar sintomas no primeiro momento, por isso, mesmo que a pessoa não tenha tido a visão alterada, procure ajuda médica imediatamente. 
Visão turva súbita 
Ficar repentinamente com a visão embaçada, turva e ter sensibilidade à luz não é normal. É fundamental diagnosticar e tratar esse sintoma o quanto antes. Lembre-se de que os sinais súbitos de mudança na visão são sempre um caso de urgência e merecem atenção especial. 
Sangramento ou vermelhidão nos olhos 
Se o olho começou a sangrar ou está apresentando vermelhidão intensa, procure uma emergência. O sintoma pode indicar uma hemorragia do globo ocular, inflamação, dilatação venosa e até mesmo glaucoma. 
Dor na região dos olhos 
Dor nos olhos é um sintoma que nunca pode ser ignorado, principalmente se ela for súbita, intensa, ou estiver persistindo sem sinal de melhora. Geralmente, ela pode vir acompanhada de sintomas como náusea, visão turva e vômitos, e pode indicar problemas como glaucoma ou até mesmo uma lesão do nervo óptico. 

Fonte:

Compartilhe esse post