Tempo de leitura: 2 minutos
Comemorado em 14 de novembro, o Dia Mundial do Diabetes serve como alerta para os perigos do problema, que é muito comum e exige uma série de cuidados, entre eles, com a saúde dos olhos. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem 12,5 milhões de pessoas com a doença no Brasil, que ocupa o 4º lugar no ranking de maior número de indivíduos com a condição, e 5º lugar considerando idosos acima de 65 anos.
Entre as principais complicações da doença, está a retinopatia diabética, que causa baixa visão ou, até mesmo, a cegueira definitiva. Isso acontece porque a principal característica do diabetes é o aumento da concentração de glicose no sangue, que pode se manifestar nos vasos sanguíneos da retina, responsável por transformar as imagens que enxergamos em impulsos elétricos que são levados ao nosso cérebro. 
“Quanto mais tempo de diabetes, maior a chance de ter a retinopatia. Mas é importante destacar que a doença pode ser detectada precocemente nos pacientes que fazem exame da retina regularmente, e tratada adequadamente quando diagnosticada. Assim, o paciente pode conviver bem com a doença”, afirma Ramon Antunes, oftalmologista do H.Olhos.
Para o diagnóstico, é feito um exame de fundo de olho ou de mapeamento de retina, que deve ser realizado regularmente por pacientes diabéticos. Caso a retinopatia diabética se manifeste, o tratamento pode ser iniciado. Um dos métodos utilizados é a fotocoagulação a laser, dependendo do quadro.
Palestra gratuita sobre diabetes e a saúde dos olhos
Em apoio à população na prevenção e alerta sobre os riscos do diabetes e da retinopatia diabética, o H.Olhos realizará palestra gratuita na unidade Paulista, quando os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas com um especialista. No evento, será possível realizar gratuitamente o exame de fundo de olho. 
Data: 30/11/2019   
Horário: 9h
Local: Anfiteatro H.Olhos Paulista   
Endereço: R. Abílio Soares, 218 – Paraíso, São Paulo (SP)           
Inscrições: gratuitas pelo e-mail [email protected] ou telefone (11) 3050-3342

Fonte:

Compartilhe esse post