Tempo de leitura: 2 minutos
A luz é a força motriz da vida. Nos ajuda a enxergar o mundo e é fundamental para o nosso bem-estar. Sem a luz do sol, não teríamos vida no planeta. Mas quando se trata da saúde, principalmente dos olhos, alguns tipos podem gerar diversos problemas. A Essilor, há mais de 30 anos inovando para proteger os olhos contra as luzes nocivas especificamente, amplia sua gama de lentes ao lançar Blue UV Filter resultado de décadas de avanços tecnológicos da empresa. O produto protege o globo ocular dos raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol, e da luz azul-violeta nociva, emitida pelo sol em ambientes externos e também por equipamentos eletrônicos, lâmpadas LED e fluorescentes. 
É essencial proteger os olhos das luzes nocivas UV e azul-violeta e deixar passar a luz azul-turquesa benéfica para regular várias funções biológicas. “Existem dois tipos de luz azul. A azul-turquesa é benéfica e regula o sono e a hora de despertar, além de fazer bem ao humor e à memória. Já a luz azul-violeta nociva causa cansaço visual, dor nos olhos, dor de cabeça e o envelhecimento da retina. Quanto maior for a exposição, maior o risco, por isso, todos precisam se proteger. Trata-se de uma ameaça, como os raios UV e só a lente Blue UV Filter é capaz de oferecer dupla proteção contra os raios UV e os azul-violeta nocivos”, explica Milton Ruiz, médico oftalmologista, consultor da Essilor.
 
A luz azul-violeta nociva:
  • Aumenta o estresse oxidativo
  • Baixa a defesa antioxidante
  • Contribui para a aceleração do envelhecimento e morte das células da retina.
  • Situa-se entre 380nm e 455nm, com pico de toxicidade em 435nm (-/+20nm).
A luz azul-turquesa benéfica:
  • Estimula o reflexo pupilar e as partes do cérebro onde a melatonina é produzida.
  • É benéfica para nosso bem-estar (performance cognitiva, humor).
  • Regula o nosso ciclo de sono/despertar
 
A lente Blue UV Filter é composta por moléculas inteligentes, no material da lente, que oferecem proteção dupla:
  • Protege até três vezes mais contra a luz azul-violeta nociva do que uma lente padrão e filtra 100% dos raios ultravioleta na face externa.  Quando combinada com o antirreflexo Crizal, proporciona também proteção UV na face interna. Tudo isso mantendo uma excelente transparência da lente. 
  • Mesmo com tanta proteção, as lentes com Blue UV Filter deixam passar a luz azul-turquesa benéfica, essencial para nosso bem-estar, já que regula o sono e a hora de despertar, ajuda a regular o funcionamento biológico do ritmo cardíaco, estimula as partes do cérebro onde são produzidas substâncias como a melatonina, fazendo bem para o humor e a memória.
 
“Todo médico oftalmologista quer o melhor para seus pacientes e para si mesmo. Estamos sujeitos aos perigos da luz azul-violeta nociva, seja por meio dos raios ultravioleta (UV) do sol ou pela luz emitida por smartphones, tablets, computadores, lâmpadas de Led e fluorescentes. Isso mostra que a luz azul nociva hoje está presente em todos os ambientes, tornando-se um risco para a saúde ocular”, alerta Ruiz.
 
Saiba mais 
Entendendo as faixas mais tóxicas dos raios UV, conforme a norma ISO 8980-03
  • O pico tóxico dos raios UV para os olhos foi estabelecido em 310nm, o que está bem correlacionado com os estudos in vitro e in vivo sobre a toxicidade da UV na córnea e no cristalino.
  • Os raios na faixa de 380nm e acima, são considerados 7,5 vezes menos prejudiciais do que raios em 310nm, apesar da exposição ser maior (gráfico).
Portanto, é fundamental bloquear os raios UV situados entre 300nm e 330nm.

Fonte: Essilor

Compartilhe esse post