Tempo de leitura: 3 minutos

Belo Horizonte se consolidou ao longo das últimas décadas como um dos principais centros de referência em oftalmologia do país. O avanço da especialidade na capital mineira foi impulsionado, em grande parte, por líderes egressos de renomadas Instituições como a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Hospital São Geraldo e o Instituto Hilton Rocha.

Um dos expoentes desse time de especialistas foi o Dr. Homero Gusmão de Almeida, formado em medicina pela UFMG, com especialização em Oftalmologia pela mesma Instituição e Pós-Doutorado em Oftalmologia Experimental pelo “Institute of Ophthalmology”, em Londres. Chefiou o Departamento de Glaucoma do Instituto Hilton Rocha, foi professor da Faculdade de Medicina da UFMG por 30 anos, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Glaucoma, Presidente da Sociedade Brasileira de Catarata e Implantes Intraoculares e Presidente do CBO no biênio 2015-2017.

Determinado a fortalecer os avanços da especialidade e imprimir um padrão de excelência no atendimento oftalmológico na cidade, inaugurou em 1992 o Instituto de Olhos de Belo Horizonte – IOBH, ao lado de dois renomados especialistas.

Um deles é o médico Elisabeto Ribeiro Gonçalves, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, com Doutorado em Oftalmologia pela UFMG e especialização no Hospital São Geraldo e no Instituto Hilton Rocha e Presidente do CBO em 2003-2005. Atualmente, lidera o Serviço de Retina e Vítreo do IOBH. Além dele, outro idealizador foi o médico Cleber José Godinho, formado em medicina pela UFMG, com especialização em Oftalmologia no Hospital São Geraldo. Inovador na adaptação de lentes de contato, foi chefe do Departamento de Lentes de Contato do IOBH. Dr. Cleber faleceu em 2018, mas com sua maneira única e carismática de exercer a Medicina, deixou um importante legado de conhecimento para a Oftalmologia Brasileira.

Com um parque tecnológico de ponta e um corpo clínico reconhecido pela forte atuação científica, o IOBH consolidou-se rapidamente pelo alto padrão assistencial, calcado na ética e na humanização.

Em mais um passo importante em sua história, o IOBH se une à Vision One, rede nacional de hospitais e clínicas oftalmológicas.

“Estamos sempre em busca da excelência operacional e assistencial. Nos unir a uma rede que compartilha dos mesmos valores, que também conta com outros hospitais de excelência em diversos estados e com uma expertise de gestão reconhecida, fará com que aceleremos a nossa jornada em Belo Horizonte”, comenta Dr. Homero.

Atualmente, o Instituto de Olhos é dirigido pelos Drs. Homero e Paulo de Tarso Gonçalves, que segue a profissão e o exemplo do pai, o médico Elisabeto. Ambos se tornarão sócios da Vision One. “Estamos animados com essa nova etapa e esperamos melhorar ainda mais os serviços do IOBH”, comenta Dr. Paulo.

“A chegada da Vision One à Minas Gerais não poderia se dar de melhor forma. Com um hospital de extrema qualidade, uma grande estrutura e sócios que praticam e prezam por uma medicina de excelência”, afirma o CEO da Vision One, Rafael Mendes.

Com uma estrutura de 3.000 m², 6 salas cirúrgicas, diversos consultórios e parque completo de diagnóstico, o IOBH fica em uma região privilegiada de Belo Horizonte e conta com mais de 40 médicos no corpo clínico, servindo e proporcionando os melhores serviços de oftalmologia.

“Estamos animados com esta primeira associação em Minas Gerais. Agora com o IOBH, podemos pensar em uma expansão estruturada e novas parcerias no estado”, avalia Arthur Hernandes, COO da Vision One.

Compartilhe esse post