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É fundamental a presença do oftalmologista nas redes sociais para se destacar perante outros profissionais e construir um relacionamento mais próximo com o público. Afinal, já são mais de 150 milhões de brasileiros investindo, em média, 3,4 horas todos os dias em plataformas como o Instagram e Facebook. Entre os principais benefícios da presença do oftalmologista nas redes sociais, estão:
– O posicionamento do oftalmologista como autoridade;
– O aumento da confiança do público em seu trabalho;
– A fidelização dos pacientes atuais;
– A atração de novos pacientes;
– A divulgação de informações de qualidade a respeito de saúde ocular.
Mesmo cientes da importância de estar presente nesses canais, muitos oftalmologistas ainda têm receio em usá-los a seu favor, seja pela falta de tempo ou por não saber quais conteúdos compartilhar com seus seguidores. Por isso, a Universo Visual preparou algumas dicas de temas que podem ser abordados pelo oftalmologista nas redes sociais, respeitando o que o Conselho Federal de Medicina diz sobre o tema. 
O que é vedado ao oftalmologista nas redes sociais
O capítulo XIII do código de ética médica, resolução CFM nº2217 de 27/09/2018, traz as normas a respeito da publicidade médica, que se aplicam também ao uso das redes sociais. Entre elas, é importante ressaltar que são proibidos:
– Fotos de antes e depois;
– Fotos de pacientes (mesmo com autorização dos mesmos);
– Divulgar em grupos em que pacientes postam fotos de resultados;
– Participar em publicidade de qualquer tipo;
– Concorrência desleal;
– Divulgar valores;
– Divulgar informações relacionadas à saúde de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico;
– Indicar tratamentos ainda não reconhecidos pelo órgão competente.
Ao divulgar qualquer tipo de conteúdo nas redes sociais, é importante que o oftalmologista se atente a essas regras e siga o princípio de zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão, a fim de não sofrer nenhum tipo de penalização ou até mesmo perder o direito de exercer a medicina.
Sugestões de conteúdos para oftalmologistas nas redes sociais
Antes de começar a utilizar as redes sociais, é importante seguir o que indica o CFM a respeito da publicidade médica. Todos os materiais elaborados devem conter:
– Nome do oftalmologista;
– Especialidade e/ou área de atuação;
– Número de inscrição no CFM;
– Número de registro de qualificação de especialista (RQE).
Mesmo com as restrições de conselho, ainda existem diversas possibilidades de informar e interagir com o público. Com as sugestões que indicaremos a seguir, o médico tem a oportunidade de educar seu público e construir uma relação baseada na confiança em sua atuação profissional. Seja promovendo a saúde ocular ou atraindo mais pacientes para seu consultório, essas estratégias, quando bem executadas, trarão resultados positivos.
Responda às dúvidas de seus pacientes e seguidores
Pense nas perguntas que você ouve durante as consultas ou que recebe por mensagens diretas nas redes. Elas podem interessar a todos os seus seguidores – e não só àqueles que lhe questionam. Então que tal gravar um vídeo ou fazer um texto explicando?
Você também pode abrir uma caixa de perguntas nos stories do Instagram e pedir para seus seguidores responderem com suas dúvidas. Assim, além de gerar um conteúdo de valor, também incentiva a interação com o público, o que contribui para que o algoritmo da plataforma mostre seu perfil para mais pessoas. 
“Astigmatismo tem cura?”, “Em que momento posso fazer a cirurgia de correção de miopia?”, “Com que frequência devo visitar um oftalmologista?”… Todas essas perguntas são questionamentos bastante comuns e que podem servir para ajudar a criar conteúdos para as redes sociais.
Divulgue e comente temas em evidência
O público nunca teve tanto acesso à informação. E além do grande volume, sabemos que nem tudo o que circula na internet é totalmente verdade. Vemos cada vez mais fake news sendo compartilhadas, inclusive na área da saúde. O oftalmologista pode aproveitar os tópicos em alta para tecer seus comentários e até mesmo desmentir informações falsas, se for o caso. 
Lembre-se também que o grande público dificilmente tem acesso direto a estudos sobre saúde ocular. Por exemplo, durante a pandemia, muitas descobertas foram feitas a respeito não só do contágio através dos olhos, mas também dos impactos da Covid-19 sobre a visão. Que tal trazer esses dados ao público de uma forma simples de ser compreendida?
Desmistifique os procedimentos
Desde explicar toda a série de exames feitos durante a consulta até as diferentes técnicas de cirurgias de correção. É normal que o paciente tenha dúvidas sobre os procedimentos oftalmológicos e fique ansioso se tiver que realizá-los. Explique como eles são realizados, qual a sua finalidade, que cuidados o paciente deve tomar antes, durante e depois, etc. 
Além dos procedimentos realizados em consultório ou cirúrgicos, o oftalmologista também pode orientar sobre cuidados com as lentes de contato e óculos, por exemplo. Com essas informações, o seguidor que o acompanha nas redes sociais desenvolve maior confiança e estará preparado ao chegar na consulta.
Dê dicas de prevenção
Se prevenir é melhor que remediar, o oftalmologista também pode utilizar as redes sociais para orientar os seguidores sobre como evitar doenças oculares. Sabemos que hábitos como coçar os olhos e ficar longos períodos em frente a telas são prejudiciais à visão. Oriente sobre essas e outras ações que podem causar irritação nos olhos ou levar ao desenvolvimento de problemas nos olhos. Além disso, incentive a adoção de novos hábitos que façam bem.
Participe das campanhas de prevenção
Março Verde (saúde visual), Abril Marrom (cegueira) e Junho Violeta (ceratocone) são algumas das campanhas nacionais que visam promover a saúde ocular e conscientizar sobre diversos problemas que podem afetar a visão – alguns pouco conhecidos pelo público em geral. É importante que o oftalmologista utilize esses movimentos como gancho para orientar seus seguidores sobre o tema.
Comece pelo planejamento
Os bons resultados do perfil do oftalmologista nas redes sociais dependem não só dos conteúdos publicados, mas também da frequência que são lançados, assim como do engajamento com o público, variedade de formatos e uso correto dos recursos disponíveis. Para que o oftalmologista consiga encaixar essas atividades em sua rotina, é importante planejar todos os passos. 
Comece definindo em quais redes sociais vai estar. 
Elabore um calendário editorial com ideias de conteúdos para um mês inteiro (tente publicar, pelo menos, três vezes por semana) e separe um dia por semana para deixar os conteúdos prontos. 
Por fim, interaja com seus seguidores e lembre-se de checar suas mensagens diretas diariamente. 
A Universo Visual distribui gratuitamente o e-book “Guia de redes sociais para oftalmologistas”, que você pode baixar clicando aqui.
Na hora de colocar essas dicas em prática, lembre-se de utilizar uma linguagem acessível e de fácil compreensão pelo público em geral. Acompanhe os resultados de cada conteúdo para entender o que mais funciona com o seu público e esteja sempre atento às tendências para manter-se relevante. 
Com essas sugestões, você já está pronto para começar a publicar. Compartilhe o seu perfil com toda a comunidade Universo Visual, é só deixar o link nas redes sociais.

Fonte: Revista Universo Visual

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